O PÊNDULO

conto filosófico

(“Ouvi, no ginásio, que Newton, ainda menino, levado pela mãe à missa, passou todo o período da celebração observando um lustre pendular que, sob a ação do vento da janela, oscilava de um lado a outro; o que trouxe-lhe o primeiro esboço do que seria sua descoberta da Lei da gravidade.”) 

                                                 Wanderlei Francisco




A raça humana reúne indivíduos da mais variada espécie.
Vário, aliás, pode ser um único indivíduo, como já demonstrou-nos Fernando Pessoa; variado o espírito, como as distintas personagens dos contos machadianos (sem falar nos notáveis romances de estilo).
Mas é no caráter, este sim, que o espírito humano quanto mais exemplar mais se revela tendente a variações.
Em que pesem as diferenças de um caráter para outro, uma mesma pessoa passa por estágios individuais que se assemelham a movimentos pendulares – do bem ao mal, e vice-versa, chegando quase a uma típica auto anulação de um sentido ao outro.
______

Com o menino, depois jovem, adulto e maduro Sr. Vandin temos bom exemplo dessa oscilação pendular do caráter humano.
Mas, mesmo o leitor que mal tenha ouvido-me pronunciar esse nome, dirá tratar-se de um simples formatar de personalidade – da meninice à idade adulta.
Lembro no entanto que, em seu diário de guri, Vandin já sente-se culpado pela morte da Vó, por ter desejado a piora da saúde da velha para garantir a confirmação de uma notícia precipitada por ele dada a parentes (“O arranjador de notícias”).
Pela mesma época afogou uma galinha por simples brinquedo; depois queimou, a ela e à imagem do menino jesus pertencente a sua mãe (dele, Vandin) em seu “Vôo de galinha”. Isso enquanto, sem nenhuma falsidade, fazia todo jus ao estereótipo de filho ideal.
Ainda na adolescência, incumbido da guarda circunstancial dos pequenos do patrão, mostra-se sedutor e confiável para, a seguir, nas costas do homem, maltratar as assustadas crianças.
Adulto, foi herói de sua prole, bom vizinho, solidário e, ao mesmo tempo, carrasco com os empregados e a prole alheia.
Mas, ao fim da vida, enterrou cristãmente o pai e a filha de criação; a quem mal lembrava ter assediado na adolescência.
E afinal, viúvo, terminou seus muitos anos como cidadão honorário, ante um tiro na boca ao lado de dois volumes de Pedro Nava.
______

A raça humana reúne indivíduos de variado caráter.
____________