A RECONSTRUÇÃO DE UMA FAMÍLIA VÍTIMA DE UMA TRAMA MAQUIAVÉLICA

   Vanda olhou aquele retrato antigo na parede e sentiu uma estranha sensação de bem estar, uma sensação que ela jamais esperava. Separada há mais de dez anos de Fred levou sua vida praticamente criando os filhos ainda menores na época da separação. O retrato a sua frente era ainda em preto e branco, estava até um pouco consumido pelo tempo, mas uma boa restauração o deixaria novo em folha, caso assim quisesse. Nele se reunia a família, ela, Fred e os filhos Pedro e Fabíola ainda crianças, diferente do tempo atual, o menino já com 18 e sua irmã com 19 anos, ambos já trabalhando. Vanda ficou imaginando o porquê dessa repentina lembrança, praticamente ela nem mais lembrava com a mesma afeição de antigamente, algo a impulsionava para o passado, para os fatos que naquele tempo levaram a uma discussão que culminou com a saída do marido da casa. Sentiu uma pontinha de arrependimento, poderia ter analisado melhor a situação e tentado uma boa conversa, porém a "cabeça quente" a levou a uma crise de ciúmes que lhe abalou emocionalmente. Com isso tentou esquecê-lo deixando o tempo passar.

   Era uma tarde de quarta-feira, caía uma chuva fina quando o telefone tocou. Vanda atendeu e do outro lado da linha uma voz feminina queria lhe falar, lhe dizer algo que talvez não gostasse de ouvir, mas precisava ouvir. Era sobre seu marido. Vanda ficou com os nervos a flor da pele, o que ouviu com certeza não gostou e ainda a deixou muito furiosa. A mulher do outro lado indentificou-se como Solange e contou sobre seu relacionamento com Fred e resolvera pô-la a par da situação e acabar de vez com essa dúvida sobre a sua vida ao lado do homem que estava com ela. Pôs tudo em pratos limpos e deixou a cargo de Vanda tomar a decisão que fosse melhor para ela. Ligação encerrada, coração acelerado, Vanda chorou copiosamente, o que assustou um pouco as crianças, que nada entendiam. À noite quando o marido chegou ela já o esperava para uma conversa séria e todo o teor do assunto exposto por Solange foi colocado diante dele, que negou categoricamente. Vanda simplesmente em nada acreditou e tratou de expulsá-lo de casa depois de uma demorada discussão, mesmo ele tentando explicar o que acontecera, ela estava irredutível. Fred não teve outra alternativa senão abandonar a casa, visto que aquele imóvel não lhe pertencia e sim a senhora sua sogra, já falecida, portanto era um imóvel de exclusiva propriedade da sua esposa.

Os anos se passaram e Fred ficou morando com um irmão em um pequeno imóvel nos fundos, ficou somente com a obrigação de alimentar os filhos menores e vê-los em datas pré estabelecidas. Solange passou a visitar Fred desde a sua separação, mas há quem diga que ele nunca assumiu essa relação e que amava a esposa. Solange era tão somente uma funcionária da empresa onde ele trabalhava e que tinha interesse nele, razão de ter arquitetado esse plano maquiavélico com o intuito de separá-lo da mulher, agindo assim conseguiria segurá-lo, o que não aconteceu. Solange morava sozinha em um pequeno apartamento cedido por sua mãe, gostava de farras, fumava e não tinha companheiro certo, queria sim se acertar com Fred, mas ele nunca aceitou. Perdeu a família mas não perdeu a dignidade. É bem verdade que Fred já a visitou várias vezes em seu ap, mas nunca teve contato íntimo com ela.

Certa noite Vanda foi acordada com o telefone tocando, já estava para dormir e assustou-se com uma voz feminina implorando pela sua visita. De início ela não reconheceu pelo fato da voz estar um pouco rouca e se apresentando ofegante, porém no decorrer da conversa tomou conhecimento que era a mesma pessoa com quem falou há anos dizendo que se relacionava com seu marido. Anotou o endereço e seguiu para lá usando um carro por aplicativo. Seus filhos foram juntos. Ela ainda sentia um certo rancor por essa mulher que destruiu seu casamento, mas tranqüilizou-se e foi ver o que ela queria. Em lá chegando encontrou uma velha senhora muito triste na porta de entrada do ap e ao seu lado o homem que era seu marido, ele sem nada entender, sabia somente que ela estava enferma e muito mal, desejava somente reparar um mal praticado e pedir perdão. Aquilo estava lhe causando um arrependimento muito grande e talvez a razão de sua doença. Vanda ficou confusa vendo Fred ali, para onde também fôra chamado, mas em seguida passou a compreender o que ocorria. No leito e sem forças para falar, tendo em alguns momentos a ajuda da mãe, Solange explicou detalhadamente tudo que aconteceu e que o erro era todo dela, Fred era um homem digno e que não merecia passar o que estava passando, tudo com o aval de sua própria mãe que confirmou cada palavra da filha ora enferma. Diante dessa situação constrangedora e entendendo que fôra vítima de um plano diabólico, Vanda achou por bem perdoar aquela criatura e recompor a sua vida com quem nunca deveria ter posto para fora de casa.

Dias depois Solange foi internada em um hospital da cidade com infecção nos pulmões e intubada, onde permaneceu por mais um dia, vindo a falecer de covid-19.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 26/04/2022
Código do texto: T7503559
Classificação de conteúdo: seguro