NÓ NA GARGANTA (BVIW)
Helena, morava naquela pequena cidade litorânea, cheia de natureza, onde dava para ouvir as ondas batendo nas rochas. Ela era psicóloga e assistente social e dava aconselhamentos e palestras para a população mais vulnerável. Em geral a população era de baixa renda, muito embora, a pequena cidade tivesse lindas casas de veraneio, a população cuidava das casas, jardins, enfim das propriedades. O comércio se resumia em um grande supermercado, padaria, algumas lanchonetes e lojas de moda praia e artigos em geral. Helena fazia reuniões, com a comunidade, dava algum plantão, ensinava muita coisa boa. E neste dia tinha uma palestra marcada sobre comportamento e educação sexual. Mas ela não acordara nada bem...
- Acordei com a mente e a alma vazia hoje, não consigo me concentrar...e focar no tema.
Precisava dar orientações para um grupo de adolescentes e o tema foi pro brejo. Deu branco, bloqueio, e não conseguia começar, o jeito era ir para o plano B, sempre na manga em caso de eventuais contratempos
-Bom dia pessoal! Hoje vamos falar um pouco sobre...e não saia o assunto, e quando num estalo, começa a falar sobre o lixo na praia, na natureza, no mar.
Pega um slide sobre a natureza e coloca no telão, mostrando as consequências do lixo na natureza, matando rios, animais, peixes, e depois passou um lindo slide da natureza limpa e bem cuidada para selar o tema. O tema proposto ficou entalado na garganta e deixado para a próxima palestra...É que algo grave havia acontecido á noite.
Helena foi violentada pelo esposo, que chegara bêbado em casa, apanhou do próprio marido, estava tão traumatizada e triste, que ficou bloqueada para falar sobre educação sexual e aconselhar os jovens, para ter uma vida mais harmoniosa e feliz, com comportamentos éticos e dignos de valorização nas relações e vida interpessoal. Mas com certeza, Helena iria ter a chance de fazer uma exelente palestra sobre o que sofreu na pele, e com certeza, no tema orientar os jovens para a vida mais saudável e respeitosa entre os pares. Afinal os jovens precisam de orientações para seguirem suas jornadas com mais amor, motivação e empatia.
Tema BVIW...E o tema foi pro brejo