O último soviético

No dia 18 de maio de 1991, o cosmonauta Sergei Krikalev, de 34 anos, partiu para o espaço, servindo ao seu amado país, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o que ele não sabia é que logo o país deixaria de existir!

Sobrevoando à Terra, ele assistiu à União Soviética sucumbir e se dividir em 15 nações, viu sua cidade natal, Leningrado, se tornar São Petersburgo.

Com sua missão cumprida, não havia quem o substituísse e o governo não tinha dinheiro para trazê-lo para casa.

A missão de cinco meses se estendeu indefinidamente, e os riscos à sua saúde aumentavam.

Finalmente, uma missão russo-alemã trouxe Krikalev de volta.

Após circular a Terra 5 mil vezes por mais de 10 meses, ele pousou em um país que não existia mais.

Fraco e pálido, mas feliz por estar em terra firme.

Sergei Krikalev entrou para história como o último cidadão da União Soviética.

Nilvio Alexandre Fernandes Braga
Enviado por Nilvio Alexandre Fernandes Braga em 21/03/2022
Código do texto: T7477923
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.