São Maurício e o Ano Novo
O quarto era aquecido. A tela de autor desconhecido. Exibia São Maurício segurando o cabo de uma espada longa, com os dedos entrelaçados em oração, o olhar pro céu e uma luz em benção sobre seu corpo. O santo negro usava uma armadura de caveleiro completa com cores de prata e detalhes em ouro. Era uma pintura de 1805. O tempo e os péssimos cuidados haviam roubado a glória do santo.
Tinha um aparelho de cd player onde tocava mozart concerto para piano.
Gideon havia removido o verniz amarelado que escurecia a tela com tanta sujeira. Olhava com atenção, a lâmpada halógena sobre a pintura lhe dava mais clareza. Nesse momento, Gideon ouviu os sons de fogos e gritos das pessoas em comemoração ao Ano Novo, vindo da praça Rātslaukums. Da janela ele viu a alegria das pessoas. Sorriu. Voltou sua atenção para a tela, aplicou uma combinação de tintas na paleta de madeira e conseguiu o rom qie queria. Seu celular vibrou entre os tubos de tintas e suas ferramentas sobre a mesa, mas Gideon já estava mergulhado com o quadro e a música que tocava baixo.
Talvez em uma semana ou duas eu termino...Mas depende da tela e de São Maurício... não de mim....que venha esse 2022..
Wesley R. Curumim