EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Tempos pesados de COVID-19. A curva de contágios e de óbitos aumentava. Quarentena, restrições e perdas econômicas eram a tônica.

A reunião da agência de propaganda, por estes motivos, se realizava por teleconferência. O cliente era um pool de funerárias da cidade que pensava em suavizar o momento de despedida de tantas pessoas E, ao mesmo tempo, desejava assumir uma fatia maior no mercado local.

Como as pessoas estavam confinadas, os veículos preferenciais para anunciar eram o rádio, a televisão e algumas inserções em redes sociais. Nisso, havia um pleno consenso.

O diretor da agência deu início à reunião. Como a proposta era minimizar o duro momento de passagem, pediu que os funcionários trouxessem propostas sobre o tema, em imagens e textos.

O redator pensou em alguma coisa como um foco no atendimento humano, nos produtos de preços competitivos, na assistência funeral.

O grupo achou bom, porém queriam algo mais marcante. Revolucionário.

Outro profissional pediu a palavra e direcionou seu posicionamento na questão da limpeza, dos cuidados profiláticos adotados pela empresa funerária, na ampla observância aos protocolos de segurança.

Era um posicionamento adequado, porém não era criativo. Não diferenciaria o cliente dos outros concorrentes.

Nisso, um estagiário, convocado, meio às pressas, para compor o grupo, resolveu falar. De posse de seu celular, ajeitou os longos cabelos e disse:

- Vocês falam em algo criativo. Em diferenciação dos concorrentes.

Bem minha ideia é centrada no pensamento de que a morte é uma passagem para outro plano de existência.

O diretor se interessou e mandou o rapaz continuar.

- Como a morte é uma passagem, pensei em algo nos moldes das empresas aéreas.

- Fale mais sobre isso, Adriano.

- Bem, chefe, eu proponho algo deste tipo: Voe, Ângelus. Uma empresa que sempre entrega você ao seu destino.

Os colegas soltaram um discreto riso. Alguns fizeram uma cara contrariada.

O diretor interrompeu tudo e disse:

- Adriano, você terá uma carreira excepcional na propaganda. Essa sua proposta é por, demais, criativa. E eu assumo os riscos de sua veiculação.

Na outra semana, a campanha estava no ar. E Adriano, finalmente, tornou-se funcionário efetivo da agência.

Ricardo Mainieri
Enviado por Ricardo Mainieri em 27/12/2021
Código do texto: T7416318
Classificação de conteúdo: seguro