O BÊBADO E O RABINO*

Numa shtetl (pequena aldeia judaica) nos confins da Polônia não havia médicos por aquelas bandas e todos os problemas, inclusive de saúde, recaiam sobre o Rabino Mendelssohn, da pequena comunidade.

Certo dia Abraham que era conhecido por gostar de beber umas doses a mais de vodka na pequena tasca da aldeia, procurou o Rabino Mendelssohn e lhe disse:

- Rebe, estou ficando surdo e minha visão está ficando cada vez mais turva. O que devo fazer?

O Rabino, conhecedor dos hábitos de Abraham, lhe disse:

─ Pare de beber por um mês e me procure logo depois

Decorrido um mês Abraham tornou a procurar o Rabino e lhe disse radiante:

─ Rebe, o senhor é um santo homem, depois que parei de beber já enxergo melhor todas as casas e ruas da nossa aldeia e ouço perfeitamente tudo que me dizem os homens e as mulheres!

─ Que bom, Mazal Tov (parabéns)! - respondeu-lhe o Rabino.

Alguns meses depois o Rabino Mendelssohn encontra Abraham andando tropegamente nas ruas com uma bengala branca e segurando uma grande corneta em um de seus ouvidos.

─ O que houve com você, Abraham? Da última vez que lhe vi, você estava vendo e ouvindo tudo muito bem, sem auxílio da corneta e andando com desenvoltura! Você voltou a beber?

─ O que o Rebe disse? Fale mais alto, por favor- respondeu-lhe Abraham, apontando a corneta auditiva para o Rabino.

─ Você voltou a beber? – perguntou-lhe de novo o Rebe, quase gritando.

─ Sim - respondeu-lhe Abraham.

─ Mas por quê? Você já sabia que a causa da sua cegueira e da surdez eram as suas bebedeiras!

- Rebe, vou confessar-lhe uma coisa, que talvez seja até pecado, e que D'us me perdoe, mas o que vi na shtetl, durante esses meses todos, foram pobreza, doenças, pogroms ( massacres) e que ouvi de homens e de mulheres, foram intrigas e lamentações que, de maneira alguma, compensaram o prazer que tinha de tomar uns bons schnappes!**

 

 

*extraído do livro "O BÊBADO E O RABINO E OUTRAS HISTÓRIAS JUDAICAS" ( no prelo).

**shnappes significa drinques em yidische, a língua falada pelos judeus do Leste Europeu.

Roberto Leon Ponczek
Enviado por Roberto Leon Ponczek em 23/12/2021
Reeditado em 01/12/2022
Código do texto: T7413266
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.