O menino pobre
O menino pobre ouvia falar do Natal, principalmente na igreja quando era discutido o nascimento de Jesus. Ele também sabia do Natal na escola quando a professora entregava símbolos do Natal para ele pintar: vela, árvore, bota, etc.
O menino pobre ouvia as canções natalinas, falando de Papai Noel, de presentes que o velhinho trazia na madrugada e da comida farta na mesa de alguns. Ele não ganhava presentes e faltava comida à mesa nas noites de Natal. Também não tinha roupas bonitas para vestir na noite de Natal.
Certo dia, o menino resolveu colocar o sapatinho na janela. Aliás, colocou a sua sandália faltando um pedaço na janela da sua pobre casa. No outro dia, correu para ver a surpresa... Nada tinha acontecido, a sandália estava no mesmo lugar... solitária.
O menino cresceu, se vestiu de Papai Noel e foi distribuir presentes para crianças pobres. O menino cresceu e não suporta ver ninguém com fome, e logo vai oferecendo comida.
O menino já não é mais "o menino pobre", é alguém que aprendeu o sentido da esfera natalina e ver o Natal em todos os dias do ano.