A promessa - BVIW

Depois da partida, o coração do cigano Dim virou um mosaico, pois prometeu a Yara amor eterno. Não podia cumprir a promessa, não tinha pouso certo e vivia de cidade em cidade pagando pelo sangue ruim. Longe da moça matava a saudade à sombra do pé de Carvalho, dedilhando cifras de amor, numa viola cansada de chorar. O amor cigano era forte, rebelde e cheio de paixão, e todas as noites desejava se aquecer nos braços da moça, nem que fosse por um segundo. Mas, Dim era prometido desde que nasceu a sua prima, Cilena. Taíca, o chefe da comunidade e pai da prometida, apressou a data do casamento: - Dim, o casamento deve acontecer daqui a duas luas. Vamos iniciar o ritual da purificação. Dim sentiu medo nessa hora, e a voz saiu trêmula: Sim, chefe-pai. Depois disso, correu o mais longe que pôde, jogou-se no rio e gritou: - Yaaaaraaa. E a moça que mora n’água gostou do que viu. Com pena do pobre rapaz, concedeu-lhe um único pedido, mas ele nao desejou estar com Yara, pediu para nunca mais ser cigano.

Jaciara Dias
Enviado por Jaciara Dias em 14/12/2021
Reeditado em 15/12/2021
Código do texto: T7407135
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.