O PRINCÍPE E AS SOMBRAS

“E o povo ajoelhou-se em sinal de respeito, e os nobres embainharam as suas espadas e prestaram-lhe homenagem; a face do Bispo tornou-se pálida e as suas mãos tremeram:”Uma grandeza maior do que se vos tivesse coroado”, gritou ele, e ajoelhou-se à sua frente”.

Oscar Wilde, “O jovem Rei”

Afonso tentou descer pelo teleférico da Penha numa manhã de neblina para se deleitar com a vista.À sua frente emergia Guimarães, o berço da nacionalidade.

Resolveu empreender a viagem sozinho para melhor se concentrar e reflectir.

Afonso de Santa Maria Miguel Gabriel Rafael nascera no dia 25 de março de 1996 em Lisboa. O filho mais velho de Duarte Pio, Duque de Bragança e de Dª Isabel Inês Castro Curvello de Herédia.

Primeiro na linha da sucessão da Coroa e decerto futuro rei no trono se Portugal ainda fosse uma monarquia.

Pouco tempo depois do seu nascimento levaram-no ainda recém nascido a uma varanda no centro histórico da cidade, junto ao castelo ligado pela História a Afonso Henriques,o primeiro de uma ilustre sucessão de Reis e mostraram-no a uma pequena multidão aglomerada na praça em frente que, em uníssono, lançou um grito impressionante e espontâneo:

- Viva o Rei!

Mas os reis já não existiam em Portugal desde 1910.Tinham sido assassinados à traição, exilados, esquecidos e substituídos.

E nesse momento, Dª Isabel a sua jovem Mãe terá pensado:

“Afonso terá toda a vida o valor de um símbolo e os símbolos perduram por muito tempo e são um fardo por vezes para quem os carrega”.

Ainda criança haviam começado a ensinar-lhe a História da Nação, da terra lusitana e ele corria para o jardim ao fim da tarde com uma espada de lata ou uma vassoura desviada da cozinha, imaginando-se na pele do Conquistador, do Povoador, do Bravo ou do Justiceiro e brandia a arma ao encontro imaginário de exércitos adversários, julgando ver lá em cima a Rainha Santa a observá-lo com um sorriso complacente.

Com os anos aprendeu a apreciar a Obra dos Antepassados e na Dinastia de Borgonha acabou por ser D. Dinis, sensato na governação e cuidadoso na preservação dos recursos, das matas e florestas que mereceu a sua preferência.Descobriu com fascínio os talentos do Lavrador como autor de cantigas medievais, dos cantares de amor e dos cantores de amigo, um poeta hábil a expressar em palavras a garridice das donzelas e a aparente e misteriosa quietude das donas.

Afonso percebeu que as expectativas que recaíam sobre si eram altas ainda que destituídas da possibilidade de lhe virem a exigir um papel efectivamente real.As probabilidades situavam-se em menos de 001 por cento.

Foi baptizado na Sé Catedral de Braga no dia 1 de Junho de 1996 numa missa celebrada pelo Arcebispo, D. Eurico Dias Nogueira.

Teve como padrinhos o tio materno e a infanta Dª Elena Sofia de Bourbon e Sicilles de Espanha.

No dia seguinte, fora Consagrado a Nossa Senhora da Oliveira, na Igreja de Santa Maria , em Guimarães, numa cerimónia memorável e solene celebrada por Monsenhor José Pinto de Carvalho.

Ele era o equivalente na sombra a outros que aguardavam a sua vez numa rígida e por vezes complexa de teia de tradições e hierarquia : Filipe de Espanha, Guilherme de Inglaterra, entre outros princípes herdeiros europeus.

E Afonso louro de olhos azuis tinha-se tornado num homem bem parecido,alto, de belo porte e semblante nobre.

Naquela tarde fria resolvera entrar num estabelecimento relativamente modesto do centro da cidade para tomar uma bebida quente e em que a maioria dos clientes se encontrava como que hipnotizada de olhos presos a um plasma a ver o Big Brother.Um programa muito popular em relação ao qual uma figura conhecida e respeitada do Teatro tinha dito publicamente que o autor devia ser deixado numa ilha deserta a definhar.

- Pede aí ao betinho que se desvie senão não vejo nada – grasnou uma jovem desengonçada que se encontrava na plateia desarrumada do café.

Afonso desviou-se prontamente, sem sequer olhar para ela e sem ser reconhecido por ninguém.

Ele estudara na Escola St. Julian's, na Riviera Portuguesa, no Colégio Planalto, em Lisboa, e na The Oratory School, uma escola pública católica em Inglaterra.

Também cursara Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Católica Portuguesa, no Instituto de Estudos Políticos de Lisboa.Um percurso adequado para se tornar um jovem princípe bem preparado.

- Para mim o mais difícil será ter que comparecer a alguns daqueles shows televisivos de qualidade discutível como o nosso Pai é aconselhado a aceitar só para dar alguma visibilidade à Causa – terá um dia comentado junto dos irmãos mais novos, Maria Francisca e Dinis e de alguns amigos próximos.

Alguém terá retorquido:

- Noblesse oblige!

Iniciou as suas funções oficiais no Jantar dos Conjurados em 2006, e recebeu como presente uma luva de esgrima que simbolizava a justiça, a fortaleza, a perserverança e a luta, um presente da Real Juventude de Lisboa.Uma honra e simultaneamente uma responsabilidade.

Em Junho de 2014, foi investido na Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta.

Em Julho do mesmo ano, o Duque de Castro concedeu a Ordem Constantiniana de S. Jorge ao Príncipe Dom Afonso de Bragança.

A 9 de Novembro, D.Afonso e D.Maria Francisca entraram como irmãos de Honra na Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça.

Acompanhou os pais com os irmãos em festas e recepções.Aprendeu a estar em ambientes de elite.Rodopiou com jovens debutantes em salões de baile.

Em agosto de 2018, ingressou como estagiário no Departamento de Emergência Social e Pré-Hospitalar, no Corpo de Bombeiros Voluntários de Lisboa, seguindo os passos de D.Afonso, Duque do Porto,irmão mais novo do rei Dom Carlos e que fora Comandante Honorário da mesma brigada.

Também se tornou o patrono do Prémio Príncipe da Beira de Ciências Biomédicas.

A sua vida fora planeada e traçada por outros no cumprimento de um dever.

Aos vinte e cinco anos paulatinamente tinha-se conformado a esse destino.

Perpetuar e manter na mente dos monárquicos, um grupo sóbrio que fora ao longo da primeira Republica silenciado e injustamente escarnecido o seu mais belo sonho de Glória.

José Manuel Serradas
Enviado por José Manuel Serradas em 20/11/2021
Código do texto: T7390214
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.