SONHEI COM MEU PAÍS

SONHEI COM MEU PAÍS

Mário Osny Rosa

Acordando na madrugada de um sonho relembrando, que era a mais bela cidade.

Com suas ruas arborizadas um povo pacato e feliz sem saber dos acontecimentos eis que surge um movimento, carros e mais carros eram jipes.

Armados até os dentes verdadeiros duendes, era a guerra, já começando e logo o fogo lançando.

Metralhadoras em ação as casas incendiando o povo logo correndo e aos poucos morrendo.

Naquele pobre país seu povo morre por um triz sem mesmo saber por que aquela guerra começou.

Era uma grande agonia, o povo morrendo de fome, sem dinheiro e sem trabalho, não tinha como se proteger daquela nefasta guerra, num país que vivia em paz, seu povo ordeiro que pagava suas obrigações em dia desde o mais pobre ao mais favorecido, pois os ricos ficavam protegidos sobre o manto protetor do poder daquele país. Tinha os poderes mais corruptos do mundo sempre favorecendo aqueles poderosos do poder. Era a ganância que imperava nos quatro cantos do país.

E a guerra continuava se o povo fosse derrotado a ditadura estava implantada por elementos que há anos atrás detestava a dita ditadura, mas ao mesmo tempo tinha ambição por ela.

Com os gastos da guerra o governo não financiava mais a produção de comida e o povo começava a passar por privações para sobreviver, para se alimentar, para vestir e até reformar suas moradias destruídas pelas mais nefastas guerra que assolava o país.

Era no, entanto um país rico com vastas florestas muita riqueza mineral no seu subsolo, mas com uma administração pobre em ética e respeito para com seu povo.

Ao povo só restava um caminho pagar e cada vez pagar mais impostos e nada receber em troco sem poder se aposentar, pois essas regras cada vez mais penalizavam o contribuinte, com mais tempo de contribuição e ainda por cima mais idade para ter o direito de aposentar e com isso desfrutar a vida com certa garantia.

Quando os legisladores desse país podiam aposentar-se com um mínimo de contribuição e ainda com as mais altas aposentadorias. Sendo essas mesmas pessoas que criavam os maiores caos aos cidadãos de seu país.

O povo não tinha mais esperanças de viverem dias melhores diante da grande crise que no momento estavam enfrentando, com uma total marginalização, sem uma educação de qualidade professores com uma remuneração sem compatibilidade com o exercício do seu trabalho de melhor educar e formar um povo com dignidade de uma grande nação.

Um país que deixa de investir na pesquisa não se notabiliza entre as grandes nações, por não gerar novas patentes e desenvolver novos inventos bem como novas tecnologias e logo colocando o país entre os melhores do mundo; essa pobreza nos humilha diante dos demais paises evoluídos desse planeta.

Nosso sistema educacional tem muitas falhas a partir do ensino básico que é o alicerce de uma boa educação, assim como nenhuma edificação suporta seu peso sem que seu alicerce seja de boa qualidade.

É assim que se comporta a educação em nosso país só teremos uma educação superior com bons pesquisadores no futuro se a educação básica preparou bem seus alunos, casos contrários terão semi-analfabetos. Que será eternamente um ônus sem qualidade produtiva para o país.

Finalmente quem vai acordar esse gigante adormecido desde seu descobrimento?

São José/SC, 3 de novembro de 2.007.

morja@intergate.com.br

www.poetasadvogados.com.br

Asor
Enviado por Asor em 15/11/2007
Código do texto: T738373