A casa iluminada da Dona Ivone
,
Naquela casa no meio das montanhas, havia uma bela cachoeira de águas cristalinas, que caiam como em espumas como um véu de noiva fazendo um barulho tão bom das águas batendo nas pedras, lá onde cantava a passarada e faziam festas insetos como abelhas e borboletas, e outros animais que eram atraídos pelas árvores, algumas também frutíferas.
,
Dona Ivone, era a dona desta mágica casa, tão mágica que nas férias ficava cheia de visitas, muitas eram crianças. Dona Ivone, apesar de morar na roça, tinha uma cultura muito grande, sua casa era abarrotada de livros e revistas, que ganhava dos parentes da cidade.
,
Era preciso ter boas ideias tiradas do coração, para que a harmonia entre as crianças prevalecesse. Então ela criava várias estratégias de brincadeiras e lazer, era ela na verdade, uma grande professora, já acostumada a lecionar para as crianças da localidade. Mas as férias eram especiais, então ela inventava atividades para distrair as crianças, e uma delas era auditório a noite, pois na casa não havia ainda TV nem luz elétrica. Durante o dia ela fazia algumas composições de trovas e outras poesias e distribuía para a criançada decorar. E a noite ia ser a apresentação em grande estilo. Havia até premiações de guloseimas como pirulitos e balas. Ela sempre falava:
,
_ Não precisa de muito para incentivar e educar as crianças, é só ter paciência e criar coisas para prender a atenção delas.
,
Quando D Ivone morreu, muitos amigos, parentes; filhos netos e sobrinhos recitaram poesias em seu velório como homenagem. Os adultos também cantaram letras que ela gostava muito. Seu velório foi de muita tristeza, mas de muitas lembranças boas, uma despedida em grande estilo, como Dona Ivone merecia. Até hoje seu nome é lembrado com carinho, pelo grande legado de sabedoria que ela deixou, ensinando o amor pelas letras e poesia.
,
,
Tema BVIW: Conto com o tema Ideias do coração
,