Pelo Natal

Gomes Tavira era o homem. Entrava e saia coberto do pó negro da mina. Passava dias assim sem se lavar, a dormir numa enxerga sem lençóis, a comer o que havia. A cada dia se distanciava mais do que já fora. Ali, era o73. O João antigo hibernava sob camadas de roupa velha e suja. Vestia várias camisas sobre a magreza. Tinha frio umas vezes e, outras, suportava o calor das caldeiras. Disse-lhe que voltaria pelo Natal mas, quando chegasse o tempo, não era certo ter ganhos que pagassem a roupa nova, outros sapatos, a viagem que ainda seria longa. Já vira os brincos de ouro, reservara-os para o presente e prometera voltar no fim de Novembro para os pagar. Ia adiantado o mês mas, feitas as contas, talvez nem outra oferta fosse possível. Pensar ir de mãos vazias, na mesma pobreza, era mais certo. Com roupa lavada e o antigo jeito, talvez ela sorrisse, o abraçasse e gritasse para o fundo da casa: - O Pai chegou!

Edgardo Xavier
Enviado por Edgardo Xavier em 15/10/2021
Reeditado em 15/10/2021
Código do texto: T7364443
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.