Háiro

Saiu da grande ilha para a menor - essa, apesar de fazer parte das Nações, era autocéfala, mas respeitava a autoridade do imperador. Um respeito afetivo de ambas as ilhas: a aceitação dos nativos de Ília aos filhos de Háiro; irmãos separados apenas pela terra.

Esse bom relacionamento secular trazia muitos benefícios: Háiro, com desenvolvimento estagnado desde o Cataclisma, aceitava os estudantes de Ília que, apesar de também ter passado pela dor da invasão, evoluiu bem mais tecnologicamente, lá iam para fazer pesquisas antropológicas, biológicas e outras naquele torrão puro e tão diferente de qualquer um.

Eram poucos os que tinham esse privilégio.

Empecilhos sociais (a diferença idiomática) e místicos...

De fora, só lá poderia pisar quem estivesse de alma limpa.

Por isso, era feita uma seleção minuciosa para escolher os pouquíssimos que lá iam.

~

Em Hino, vilarejo ao Leste, que fica ao sul das montanhas, estava um jovem estudante a escrever um artigo a falar sobre a população daquele lugar.

Explicitava o modo sempre leve, gentil e inocente daquele povo. Julgava não terem sido infectados pelo mal do mundo social contemporâneo; uma "vantagem" de estar atrasado dezenas de décadas. Registrava o modo sempre leve e tranquilo dos cidadãos, a ocorrência costumeira de crianças correndo, brincando, explorando... A (não) falta que certas tecnologias - celulares, computadores e afins - fazia àquela sociedade. Era como se estivessem na Era Medieval - certo que mais sofisticado que isso, não era um país de paus e pedras; havia tecnologia, mas não como a dos outros países.

Dizia sobre o bem-estar perene de estar ali. Uma sensação de leveza em tudo. Parecia que aquele lugar era melhor em tudo que pudesse ser comparado. O ar era melhor, a fauna, a flora, o povo...

Registrou a existência de algumas espécies que podia jurar não haver em mais nenhum canto no planeta...

...

Rodrigo Hontojita
Enviado por Rodrigo Hontojita em 14/08/2021
Código do texto: T7320960
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.