Os deuses de Pindorama
Yamandú existe ante mesmo de existir o Universo, é o doador da vida, o pai criador, Deus. Cansado de viver só entre as estrelas do céu, primeiro criou a Alma, que se diz Anhang, e depois a Matéria, Anhandeci, e só depois inventou Tupã. Inventou é a palavra certa, pois Tupã era um avatar de Yamandú, que não possuía uma forma antropomórfica. Tupã criou Guaraci, o sol, e Jaci, a lua, para uni-los criou Rudá, o deus do amor. Com o amor enfeitiçando o sol e a lua, toda uma geração de deuses povoaram a Terra.
A história nos conta que os indígenas brasileiros vieram do Paraguai, no início da era cristã, e povoaram o litoral. A lenda aponta uma região montanhosa no Areguá, no Paraguai, como o local onde Tupã surgiu. Os primeiros humanos, descendentes dos deuses, foram; Rupave, o pai dos povos, e Sypave, a mãe dos povos.
Os filhos de Guaraci e Jaci, foram; Tumé Arandú (o sábio), Marangatu (o bom), e Jepeusá (o mentiroso). Marangatú foi o pai de Kerana, a mãe dos sete monstros do mito guarani. Kerana foi capturado por um espírito do mal, chamado Tau, e juntos tiveram sete filhos; Teju-jagua (deus das cavernas e frutos) - Mboi-tu’i (deus dos rios) – Monai (deus dos campos) – Jaci-tererê (o único não monstros do casal celeste, um eterno curumim) – Kurupi (deus da sexualidade e fertilidade) – Ao Ao (deus das montanhas) – Luison (deus da morte).
Os tupis-guaranis tinham uma infinidade de deuses menores; Abaangui, Abaçai, Andurá, Angatupyry, Angra, Anhangá, Boitatá, Boiuna, Caipora, Chandoré, Curupira, Iara, Jurupari, Maíra, Mairata, Pombero, Pytajovai, Yorixiriamori, Sumé, Ceuci, Akuanduba, Wanadi, Tupi, etc....
Tupi é considerado o principal antepassado, o que deu origem à todos os índios; eis a razão dos nomes Tupinambás, Tupiniquins, Tupinimós, Tupiguaés, entre outros.
Por enquanto é só, mas continuarei pesquisando sobre o assunto; bom proveito, pois cultura nunca é demais.
Gastão Ferreira/2018