Morta pela visagem

Dona Malvina desligou o rádio, pediu silêncio; - “Vamos ouvir o que o sacristão tem à informar. Meu Bonje! Quem será que partiu desta para uma melhor?” ...

- “Alô! Atenção! Nota de falecimento; faleceu aos 59 anos, a senhora Dercy Úrsula Bengel da Silva…”

- “Nunca ouvi falar! Também com tanta gente de fora mudando para a cidade, nem se sabe mais, quem é quem por aqui...”, murmurou Dona Malvina.

- “... Mais conhecida como Cicy Capenga... O velório está sendo realizado no...”

- “Meu santinho! Cicy Capenga morreu! Ainda ontem encontrei com ela na feira. Estava tão feliz! Pronta para entrar na melhor idade. Vou ligar para Dita Beleza, a melhor amiga de Capenga, e saber o que aconteceu...”

- “Alô, Beleza! É Vina. O que aconteceu com nossa amiga, Cicy? Morreu do quê? Ela estava ótima, vendendo saúde...”

- “Cicy morreu de susto, Vina!”

- “Como assim, de susto?”

- “Lembra de Dito Pé-na-tábua?”

- “Sim, aquele motorista de táxi, bonitão. A paixão secreta de Cicy Capenga... Aquele que morreu há uns quinze dias num acidente na Barra do Ribeira, e todos comentaram no facebook.... O que tem o falecido à ver com Cicy?”

- “Ele não morreu...”

- “Como assim, não morreu? Eu li a nota do acidente, com foto e tudo, Dito Pé-na-tábua já era...”

- “Sabe como é essa coisa de apelidos, confundiram Dito Pé-na-tábua com Dito Pé-na-estrada, ambos motoristas de táxis, e que gostavam de velocidade... Pois é! O defunto era o Da Estrada e não o Da Tábua...”

- “Entendo! Mas, o que tem isso à ver com o passamento de Cicy Capenga? Por que ela morreu de susto?”

- “Você sabe que Bengel, desde mocinha foi apaixonada por Benedito Antunes do Amaral Garcia...”

- “Voltando! De quem você está falando? Não estou entendendo!”

- “Estou falando da grande paixonite de Dercy Úrsula Bengel da Silva e Benedito Antunes do Amaral Garcia, ou seja Cicy Capenga e Dito Pé-na-tábua...”

- “Conheço Cicy Capenga desde mocinha, e não sabia que ela se chamava Dercy Úrsula Bengel da Silva...”

- “É que a mãe dela era fã de Dercy Gonçalves, Úrsula Andrews e Norma Bengel, e homenageou suas atrizes preferidas no nome da filha...”

- “Se bem que Cicy Capenga não tem nada à ver com o nome das atrizes...”

- “Úrsula foi anjinho de procissão numa festa religiosa, e caiu do andor... Deslocou a bacia, fraturou o fêmur, enfim, ficou puxando da perna para sempre... Bullying, querida! Cicy Capenga pegou, e ficou...”

- “Bullying é terrível, não, Miguelina de Jesus dos Anjos? Vulgo, Dita Beleza!”

- “Nem me diga, Diomedes Etelvina de Cassia Fortes! Vulgo, Malvina...”

- “Santos apelidos, hem Beleza! Só falta explicar o porquê Cicy Capenga morreu de susto?”

- “Então... Nossa amiga estava se preparando para ingressar na “melhor idade”; parou com os doces, a cerveja, as noitadas pelos bares da vida. Estava caminhando dez quilômetros por dia, e escolheu a estrada de Pariquera para se exercitar... Ontem, lembra que teve uma tempestade? Pois é, Capenga estava próxima ao Rio Sorocabinha, caminhando a passos rápido pelo acostamento, quando um carro parou e o motorista gritou; - “olha a chuva, entra no carro guria!”, era Dito Pé-na-tábua... Cicy deve ter achado que era uma visagem, teve uma parada cardíaca e morreu na hora...”

- “Realmente, morta pela visagem; que susto!”

Gastão Ferreira/2018

Gastão Ferreira
Enviado por Gastão Ferreira em 07/08/2021
Código do texto: T7315499
Classificação de conteúdo: seguro