Body (infantil) na Sala

Joãozinho fez suas "malas" colocando sobre o seu cobertorzinho, o carrinho preferido (aquele que já havia retirado as rodinhas), um cavalinho de plástico, a mamadeira que acabara de esvaziar e a chupeta, após dar uma última sugada como se quisesse guardar o seu gostinho. Juntou cuidadosamente as pontas da mantinha e disse debulhando-se em lágrimas, enquanto a irmã indefesa em seu carrinho, chupava o dedinho, alheia àquela cena.
- A culpa é dela, mamãe! João vai embola pá sempe!
A mãe olhava piedosamente para o filho de quase três anos enquanto pensava no que dizer para acalmá-lo. Afinal o que Maria, recém chegada ao lar, teria feito para deixá-lo assim tão magoado?
Quando o menino nas pontas dos pés, pôs a mão na maçaneta para sair para o hall do apartamento, a mãe chamou-lhe e disse com ares de brava:
- João Pedro!
(Porque para chamar a atenção, as mães sempre dizem o nome composto de seus filhos) Pare agora! O que Maria fez a você?
O menino então voltou-se, sentou-se no chão e choramingando respondeu:
- Ela qué sê minha rimã e eu não quelo!
- Ah é isso, João? A mãe passou as mãos nos cabelos do menino, se agachou bem à sua frente e olhou para os grandes olhos verdes amedrontados.
- Vamos combinar o seguinte então, você a partir de agora é o único filho novamente. Vamos dar Maria à tia Inês, pode ser?
Joãozinho olhou para a mãe com as sobrancelhas arqueadas e antes que ela se levantasse, ele grudou em seu pescoço e chorou muito alto. Enquanto chorava dizia em brados:
- Não quelo!!!! Você não pode dá Malia paá titia!!!
- Mas João, ponderou a mãe, você não me disse que não queria mais ter uma irmãzinha?
- Mas é que aí a Malia vai molar muito longe e eu tô com dó dela!
- Então porque não deixamos tudo como está e Maria continua a ser sua irmãzinha?
- Tá bom, ela pode molá no meu carrinho e sê minha rimãnzinha mas eu quelo continuá filho único, tá?
- Mas você é, João! O único filho da mamãe e do papai! Não temos outro menininho...
Nesse instante João deu um sorriso, limpou o rostinho com a borda da camiseta e deu um beijo babujado na mamãe que ficou toda contente. Ela suspirou aliviada e sorriu quando viu que ele tirou da trouxinha o seu cavalinho, foi até ao carrinho e disse baixinho, meio envergonhado: - É pá Malia bincá!


Cláudia Machado

Nota: body infantil é uma peça do vestuário baby. E o título brinca com o tema "bode na sala", uma metáfora muito conhecida. 
Cláudia Machado
Enviado por Cláudia Machado em 02/08/2021
Reeditado em 14/08/2021
Código do texto: T7312622
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.