O último lobisomem da vila

Lycaon, rei da Arcádia, era filho do herói grego Pelasgo e de Melibea, que era filha do deus Oceano; excessivamente religioso, tinha o costume de sacrificar à Zeus todo o visitante que aparecia em seu reino. O que ele não sabia era que estava infringindo a mais sagrada das leis, a lei da hospitalidade. Zeus foi conferir o que estava acontecendo, e assim, acabou convidado para um banquete onde lhe foi servido carne humana, e então, o pai dos deuses e dos homens, furioso, transformou Lycaon em lobo, o primeiro lobisomem da Terra.

Bem, na verdade este fato ocorreu no nascedouro da raça dos homens, há milhares de anos; dizem que alguém só pode virar lobisomem de duas maneiras, por maldição ou por contado sanguíneo. Um homem teria de ser amaldiçoado por um deus ancestral, e até aonde se sabe, o único deus antigo que sobreviveu é Tupã, então é mais fácil ser mordido, arranhado, ferido por um outro lobisomem, do que ser amaldiçoado.

Jão era menino valente, ladrão de palmito, caçador de animais silvestres, passarinheiro, politicamente incorreto. Com estas práticas caiçaras, ofendeu Tupã, aliás, ele Jão nem sabia que Tupã existia, mas mesmo assim foi amaldiçoado; coisa rara, pois Tupã sempre teve a fama de ser bondoso, mas naquele dia estava de ovo virado e resolveu transformar o menino Jão em uma jaguatirica; - “Não, meu pai! Jaguatirica, não.”, falou o Curupira, “transforma o guri num lobo!”, “Num lobo! Nem existe lobo em Pindorama.”, disse Tupã. “Pai de Todos, se transformá-lo em jaguatirica, o moleque será um jaguatiromem, mas se transformar em lobo, será um lobisomem...”, ponderou o Curupira. “Tem razão, meu filho de pés virados, pega melhor lobisomem; pois que seja, será um lobo sempre que for lua cheia.”, determinou Tupã.

Para Jão foi ótimo virar lobisomem, quando era lua cheia saía para caçar, e nunca faltou carne em sua despensa; era carne de paca, capivara, jacaré, tatu, cutia não, tateto, jacu, anta e bugio. As meninas da vila achavam que Jão era um excelente partido, mas seu grande amor sempre foi a menina Cotinha, e foi com ela que ele se casou.

Vieram os filhos, um menino e uma menina; o menino de nome Leôncio e a menina Laira Cristina, nome de uma heroína do filme “A Princesa do Litoral e os Piratas da Barra”, que Dona Cotinha achou linda e virtuosa. Laira Cristina estudou, fez veterinária e tem consultório na cidade, raras vezes visita os pais no sítio, tem dois filhos que adoram o tio e os avós que moram no meio do mato, ela casou com um funcionário de carreira da municipalidade, um fiscal de obras, e que leva cada carreira toda a vez que tenta multar alguém... Só por Deus!

Jão e Leôncio nem parece pai e filho, pois Jão estacionou a aparência física nos vinte e poucos anos; quando Leôncio fez dezoito anos, Jão tomou a decisão de transformá-lo em lobisomem. Estava cansado de sair sozinho para caçar em noites de lua cheia, necessitava de um companheiro de aventuras, queria dividir com alguém os mistérios das matas, o silêncio das florestas, o cantar dos pássaros, e ninguém melhor do que um filho para compartilhar do seu segredo.

Não foi difícil convencer Leôncio à participar da caçada, desde criança, o sonho do menino foi em se juntar ao pai no escuro da mata, esperar na ceva o tateto e a paca. Aquela noite foi fatal; lua cheia brilhando no céu, Leôncio sozinho na floresta, esperando o pai que fora até a margem do rio... Um estalo seco, olhos vermelhos na escuridão, um uivo de lobo, um salto no vazio e uma mordida certeira... Leôncio será conhecido como o último lobisomem da vila; o causo está apenas começando!

Gastão Ferreira/2019

Gastão Ferreira
Enviado por Gastão Ferreira em 31/07/2021
Código do texto: T7310912
Classificação de conteúdo: seguro