A serpente de Pindorama

Conta uma lenda indígena que quando Tupã, o pai de todos, mandava e desmandava em Pindorama, o mundo era inocente, os bichos falavam, e a Natureza era dadivosa com todos os seres viventes, mas um dia tudo mudou.

Estava ali, na beira do riacho, a formosa índia Indaiá quase nua e feliz, quando, assim sem mais e sem menos, se aproximou dela uma serpente, e sussurrou; - “Linda Indaiá, gostaria de saber de tudo o que existe? ”

- “Eu! Nem morta. Para que cansar meus miolos? ”

- “Tolinha! Poderia aprender a confeccionar roupas e virar a primeira modista da floresta...”

- “Mas eu já sei trançar uma linda roupa...”

- “Parece besta! Onde se viu chamar de roupa um cipó com algumas conchinhas, eu conheço uma fruta que te tornará um gênio da mata ...”

- “Besteira! Já temos o Saci, o Currupira, Anhangá, todos gênios da floresta; para que mais um? ”

- “Aí é que está! Você provando do fruto proibido, se tornará uma mulher maravilhosa...”

- “Eu já sou maravilhosa...”

- “Convencida! Bonitinha, mas tem celulite que a fruta pode tirar...”

- “O quê, a fruta acaba com a celulite? Então eu quero experimentar...”

- “Está vendo aquela fruta? Se chama goiaba...”

- “Conheço, é cheia de bichinhos, os bichos da goiaba...”

- “Óbvio, se estão na goiaba são bichos da goiaba, queria que fossem bichos da melancia na goiaba? ”

- “Olha, Dona Cobra, não precisa me ofender só porque eu não conheço tudo, sou apenas uma curumim a mais no mundo, e outra coisa, nem sei o porquê de lhe dar atenção, nem sei o seu nome, sua estranha! ”

- “Sou a serpente Dilma, a esperta! ”

- “O nome diz tudo, esperta! ”

- “Algo que eu preciso saber e passou desapercebido? ”

- “Não! Creio que experimentarei a Boiava...”

- “Goiaba, pequena selvagem...”

Foi só Indaiá morder a goiaba e tudo mudou, simplesmente parou de ouvir a voz dos pássaros, o cantar das árvores, as piadinhas sem graça dos macacos; começou a sentir um calorão, uma vontade de ficar pelada na beira do riacho, de chamar o garboso guerreiro Itaguá para fazer nheco-nheco na moita.

Dilma, a serpente sorriu satisfeita; - “Consegui! Agora tudo vai mudar, Pindorama jamais será a mesma... Indaiá e Itaguá terão dois filhos, o mais velho vai matar o mais novo, Tupã vai virar uma fera e expulsar essa raça daqui do pedaço, e o paraíso será todo meu. ”

E foi assim que começou o novo despertar de Pindorama, mas devido aos bichos da goiaba, também começaram as guerras, as doenças, a falta de educação, o roubo, a politicagem, a corrupção e tudo isso trouxe desavença à floresta, até o dia em que Tupã, o pai de todos, abandonou em definitivo Pindorama, mas isso já é o começo de outra história.

Gastão Ferreira/2019

Gastão Ferreira
Enviado por Gastão Ferreira em 28/07/2021
Código do texto: T7308847
Classificação de conteúdo: seguro