No vazio da sala

Quando Marilda entrou na sala a pequena Juliana, de seis anos, conversava com sua boneca de trapo; -“Chiquinha, você já tomou a benção do vovô? ”

- Juliana, vovô acabou de sair, e não está em casa...

- Está aqui mamãe! Ele está sentado na cadeira de balanço, a senhora não está vendo?

- Vovô Eusébio, Juliana?

- Não, mamãe! Vovô Antero, o coronel Aguiar...

- Tem certeza, Juliana? Vovô Antero de Aguiar era o vovô de papai...

- É ele mesmo, mamãe! A senhora não está enxergando ele sentado na cadeira de balanço?

Marilda olhou para a velha cadeira de balanço no canto da sala, e ela se movimentava sozinha, como se alguém realmente estivesse sentado nela, Marilda gelou; -“Filha, e o que o vovô Antero quer? Você sabe? ”

- Vovô veio buscar tio Expedito, diz que ele partiu para uma longa viagem...

- Tio Expedito, Juliana! Tem certeza?

- Ele foi picado por uma jaracuçu ontem à tarde, e não resistiu, é o que diz vovô Antero...

Marilda não sabia o que falar, Juliana desde sempre tinha essa mania de conversar com gente invisível, e a coisa estava piorando, hora de conversar com o padre Gregório e ver o que fazer.

- Vovô diz que é uma grande bobagem a senhora procurar o padre Gregório...

Marilda se apavorou, e nessa hora vovô Eusébio entrou na sala; - “Marilda, uma tragédia aconteceu; Expedito foi encontrado sem vida, estão trazendo o corpo para a cidade...”

- Foi picado por uma jaracuçu, papai...

- Como é que você sabe, filha?

- Juliana acabou de contar que vovô Antero disse a ela que Expedito foi picado por uma jaracuçu...

- Como é possível! Ninguém sabia de nada, o corpo foi encontrado agora cedo...

- Estranho, não papai!

- “Muito estranho! Juliana, o que mais vovô Antero disse? ”, perguntou vovô Eusébio.

- Ele diz que o senhor procura o tesouro no lugar errado, ele está na parede aqui desta sala, ele está atrás do nicho do oratório; cinco barras de ouro, três esmeradas e dois diamantes, é só retirar a imagem do santo protetor e empurrar o fundo falso da parede...

Vovô Eusébio e Marilda não acreditaram, mas retiraram o santo do nicho e realmente havia um vazio na parede, e dentro de uma bolsa de couro cru, as joias e o ouro. Era grande o espanto, foi quando Juliana gritou; - “Mamãe, vovô Antero desapareceu, a cadeira está vazia; o que aconteceu, Mamãe? ”

- Não se assuste, Juliana! Vovô foi encontrar tio Expedito, e seguir a viagem; num outro dia ele voltará para nos visitar...

Gastão Ferreira/2019

Gastão Ferreira
Enviado por Gastão Ferreira em 15/07/2021
Código do texto: T7299979
Classificação de conteúdo: seguro