Águas Passadas

A vida é como um rio cujas águas se renovam a cada instante. Ela flui, segue em frente, nunca é a mesma... Os dias se repetem, é verdade, os anos seguem os mesmos padrões de semanas, meses e estações, mas cada primeiro de janeiro é único, é singular, não tem a mesma emoção que o anterior, não desperta em nós as mesmas sensações de anos passados, cada época é particular em seu próprio tempo.

É como esse rio que agora observo com outro olhar, com outro sentimento, com pensamentos e anseios completamente distantes daqueles que costumava cultivar. Você se lembra da primeira vez em que estivemos aqui? Eu nunca poderei me esquecer. Éramos dois adolescentes tão inexperientes, ansiosos por compreendermos o que acontecia em nossas mentes tão voláteis, vulneráveis às ações do mais sutil dos hormônios, tentando entender o que acontecia dentro dos nossos corações. Naquele dia tivemos uma conversa tão boba... Mas é nas bobagens da vida que alcançamos distrações para os muitos enfados, você sempre me disse isso. Conversamos sobre os nossos sonhos para o futuro, achávamos que já tínhamos uma mentalidade amadurecida, até percebermos que aqueles projetos todos ainda guardavam muito de nossa infância... O futuro aconteceu, não como esperávamos, foi muito melhor do que pudéssemos imaginar... E esse rio testemunhou o nosso crescimento.

Eu nunca confessei, mas tive medo de me apaixonar por você. Ainda éramos crianças quando nos conhecemos, e foi assim que nossa relação se sustentou por muito tempo, através das ingenuidades de criança, através daquela amizade tão pura que mais parecia nos transformar em irmãos. Eu não queria perder aquilo. Não queria perder aquela cumplicidade tão agradável, aquela confiança que me fazia me sentir seguro, protegido, sem medo de revelar meus medos, aquilo que me preocupava, porque eu sabia que minha fragilidade nunca seria usada contra mim mesmo. E estava certo. Nas minhas fraquezas você foi a minha força, nas minhas dificuldades você foi o meu auxílio.

Quando entendi que não a tinha mais como uma simples irmã, quando finalmente assumi para mim mesmo que queria protegê-la, cuidá-la e compartilhar a vida com você, tive um medo absurdo de desmanchar toda aquela magia que nos circundava. Na verdade era mais do que uma simples magia, muito mais do que um astuto encantamento. Era a conexão entre duas almas que vieram para o mundo para se encontrarem, renderem-se e permitirem que o amor as guiasse... Na primeira vez que viemos a esse rio eu quase confessei o que sentia. Mas perdi tempo. Sei que vivemos o máximo que pudemos, aproveitamos o tempo mais do que qualquer um teria aproveitado, mas eu daria qualquer coisa para voltar ao passado e ganhar aqueles três meses que desperdicei alimentando minha própria insegurança.

Vê-la brincando na água, tão livre, tão sorridente, tão alegre, apenas me fez ter certeza do que estava dentro de mim. Eu queria aquela mesma espontaneidade que existia em você, aquela mesma felicidade, eu queria aprender a enxergar o mundo com a mesma beleza, com o mesmo interesse pelo que de melhor possa existir. Eu queria que meus filhos tivessem alguém como você por mãe, alguém que os ensinaria a ver sentido nas coisas, a sorrir por detalhes pequenos, a se encantar por coisas tão rotineiras, que fazem parte do cotidiano, mas que se forem analisadas com atenção e meticulosidade revelam riquezas que as mais complexas criações não são capazes de exprimir. Você me ensinou essas coisas. Meu sonho se realizou e você ensinou isso a nossa família e serei eternamente grato por nos ter instruído a viver enquanto tantos apenas sobrevivem.

Quando a beijei pela primeira vez foi de maneira despreparada, consegue se lembrar? Hoje eu acho graça daquele garoto tão confuso, desnorteado, que não fazia a menor ideia de como declarar sua paixão à garota que achava a mais bela de todas e que ao mesmo tempo sentia uma angústia tão grande ao pensar que outros mais corajosos pudessem roubá-la de suas mãos. Porém naquela época, eu sentia pena de mim mesmo... Naquele dia você estava exuberante. Aquela flor entre os seus cabelos garantiram a você uma suavidade ainda maior, uma delicadeza ainda mais atraente, características que apenas escondiam uma alma forte, sempre tão perspicaz, que nunca se deixou abater por nada. Uma virtude que sempre me fascinou... Eu lembro que lancei o enigma, investiguei se era seu desejo ter um futuro com alguém, compartilhar a vida com outra pessoa, e daquele seu jeito sonhador você respondeu que sim, que tinha noção de que uma história de amor na vida real não era como as histórias retratadas no cinema ou presentes em muitos livros, mas que ainda assim você estava disposta a crescer com alguém. Aquela resposta tocou meu coração. Eu vi uma sábia naquelas palavras. Quando finalmente recuperei a consciência me vi atraído por seus doces lábios... Fiquei assustado pelas minhas próprias atitudes, acabei me afastando repentinamente esperando pela sua reação, imagino que fiquei lhe encarando com olhos apavorados, amedrontados, eu poderia ter estragado tudo. Mas você sorriu... Aquele sorriso sempre me deixou sem ar, acredita? Todas as vezes que você sorria daquela forma para mim eu sentia uma pontada no peito, um misto de medo e prazer, medo de perdê-la e satisfação por ter a chance de conviver com alguém tão único em essência...

Mas não foi apenas um sorriso que você dirigiu a mim... Seus dedos suaves pousaram sobre meu rosto, lembro-me que você passeou com ele por sobre os meus lábios enquanto me observava com interesse... Quando percebi que você estava me beijando quase explodi de felicidade, aquela alegria intensa de adolescente, de um jovem sonhador que fazia sua primeira e maior conquista... Não havia dúvidas, não tínhamos a menor incerteza naquele momento, confessamos que nos amávamos... Alguns poderiam dizer que ainda éramos muito novos para termos certeza sobre algo tão profundo, mas nós tínhamos, sempre tivemos, até o último segundo sempre soubemos que nosso amor era maior do que nós mesmos... E esse rio testemunhou aquele momento que nos aproximou para que jamais nos afastássemos... As águas não são as mesmas, como as circunstâncias que nos cercam também são diferentes, mas o rio continua aqui, como a vida permanece com todas as suas lembranças e recordações...

O tempo se passou e fomos amadurecendo aquele amor, nutrindo-o, alimentando-o todos os dias até termos outra certeza: era hora de unirmos nossas vidas completamente. E foi nesse rio que demos o maior de nossos passos, pode se lembrar? Viemos para cá como sempre vínhamos e pelo motivo que sempre nos trazia: atrás de paz. Estendemos a toalha branca sobre a grama, espalhamos as cestas que trouxemos e nos deitamos cercados pelo som da natureza que se misturava entre o canto dos pássaros e o chacoalhar das folhas das árvores... Você se deitou sobre o meu peito e eu a envolvi com meu braço. Sempre nos encaixamos tão perfeitamente, nossos corpos sempre se conectaram sem a menor relutância, indiferença ou desconfiança. Sempre necessitamos de estarmos próximos o bastante para que nossos corações batessem sincronizados. Naquela tarde conversamos sobre tantas coisas, de algumas tenho vagas memórias, mas quanto a outras, jamais poderei me esquecer... Naquela tarde eu abri um pouco mais o meu coração, falei que não tinha tanta crença no amor por sempre ter visto a vida infeliz que meus pais levavam, eu achava que era aquilo mesmo, que as pessoas se uniam apenas por convenção e acabam não se suportando. Mas confessei que minha perspectiva foi transformada quando entendi que estava apaixonado e que me comprometeria a nos dar uma vida feliz, bem diferente daquela que eu conhecia. Você me deu a crença no amor, algo que nunca tive, algo que brotou em meu coração quando descobri que não achava seu sorriso apenas bonito, mas que o considerava como força para os meus dias...

E você também se abriu um pouco mais... Até hoje fico mal quando me lembro de como a sua infância aconteceu, de como a sua história começou de um jeito difícil e do quanto sou impotente para ter afastado de você aquela experiência injusta... Você me contou que seus pais se amavam profundamente, que você se lembrava das muitas conversas que tinham em família e do quanto eles eram compreensivos entre eles mesmos e de como todo aquele amor chegava até você... Sinto muito por seu pai ter partido tão cedo, sinto muito por ter que ter presenciado a dor que sua mãe sentiu por ter sido obrigada a se afastar de um amor tão genuíno e intenso... Eu sei o que ela passou.

Mas sou grato pela vida. Você confessou que mesmo acompanhando todo aquele sofrimento, também queria ter a chance de viver um amor como aquele, um amor que poderia causar dor quando acabasse, mas que seria uma dor aceitável, compreensível, uma dor que anunciaria que pôde amar verdadeiramente sem qualquer empecilho ou obstáculo, dificuldades que muitos colocam no próprio caminho e acabam perdendo a chance de desfrutar de algo realmente verdadeiro.

Foi naquele momento que eu pedi para que fosse a mulher da minha vida inteira, foi naquele momento que sugeri que firmássemos nosso compromisso e nos uníssemos como esposo e esposa. Seus olhos se encharcaram... Eu tive uma vontade enorme de abraçá-la naquele instante, mostrar que sempre estaria ali por você, mas me contive, no fundo eu sabia que aquele choro era de alegria, de contentamento, porque as lágrimas que brotaram de meus olhos também eram de satisfação e realização. Eu me sentia o homem mais sortudo do mundo. Sempre me senti assim. Você foi a sorte de que eu tanto precisava.

E foi exatamente aqui, onde essas águas correm desesperadas, que nosso casamento aconteceu. Os convidados se impressionaram com os ornamentos do lugar, a gente conseguiu fazer desse rio o mais belo de todos, o que garantiu à nossa união um contato íntimo com a natureza que sempre nos fascinou e aproximou. Aquele foi um dia importante. Foi quando oficializamos o que já acontecia, foi quando finalmente anunciamos ao mundo que estávamos nos permitindo a um futuro de crescimento. E foi o que aconteceu. Transformamo-nos em pessoas melhores todos os dias. Eu me lembro das vezes que discutimos, nem sempre conseguíamos entrar num acordo, mas também nunca íamos nos deitar sem que a reconciliação nos envolvesse. Esse foi o nosso maior acerto e nossos filhos aprenderam com isso. Nunca desperdiçamos o tempo que tínhamos para nos amar, com mágoas ou rancores que nunca deveriam ter aparecido. Sempre fomos fortes para vencer as dificuldades de um relacionamento e seguir em frente de mãos dadas.

Mas hoje, admirando esse rio que tantas vezes nos acolheu, o que tenho ao meu lado não é o seu corpo, o que tenho entre os meus dedos não é a sua mão, o que tenho comigo não é a sua presença física. Hoje, admirando esse rio que tantas vezes nos trouxe alívio, o que tenho ao meu lado são os bolinhos que você tanto adorava, o que tenho entre os meus dedos é o seu retrato cheio de luz, brilho e uma alegria contagiante e o que tenho comigo é a sua presença dentro do meu coração... O céu ganhou um anjo... Como um rio que segue seu próprio destino, nossa vida seguiu o seu caminho. Como um rio que sempre tem novidade de águas, nossa vida hoje apresenta circunstâncias bem diferentes do que costumava apresentar. Nem sempre um rio está tranquilo, nem sempre a vida está repleta de conquistas. Mas o rio sempre está lá, seguindo em frente, refrescando a quem dele se apropria e garantindo vida a quem dele depende, e a vida sempre está aqui, acontecendo a cada manhã, dando-nos a oportunidade de aprender e ensinar. Você me ensinou muito... Um dia nossos cursos tornarão a se fundir, mas dessa vez será para que nunca mais se dissociem. É nisso que acredito. É por isso que sigo adiante. Eu te amo.

(Escrito por @Amilton.Jnior)