Fadiga

Eu não tenho certeza se ele recebera o nome por causa do santo, mas Bernardo dizia-me que o mundo não era mais o mesmo. Não, ele não dizia que o mundo tinha mudado por que agora era um adulto. Não, não era isso. Era algo mais profundo, mais real.

Ele dizia que o mundo perdeu seu encantamento e quando você dizia que esse desencantamento já tinha ocorrido há tempos, desde o Renascimento, ele dizia que esse primeiro sentimento não passava de rebeldia juvenil da humanidade.

Para Bernardo, a humanidade alcançou a velhice e se encontra extremamente exausta. Nada mais a satisfaz, como dizia o sábio judeu: "todas as palavras estão gastas".

E justamente na era da tecnologia da informação que se utiliza a palavra cotidianamente, esta não mais consegue dar ânimo, mas é uma enxurrada de mesmices.

Bernardo me dizia: "Veja essa polarização, meu velho, na verdade não tem nada de político ou filosófico nela, não passa de exaustão." E emendava: "Ora, veja essa turba de intelectual enchendo a conta de dinheiro com uma verborragia doentia e entediante."

- Sim, Bernardo, mas as pessoas enchem os auditórios para ouvir essas palavras gastas.

- Ora, não seja tolo, meu velho, elas estão ali por mera dissimulação, para tirar selfies, para parecerem pessoas ilustradas e encher suas redes sociais de fotos com gurus ultrapassados e chatos.

Era difícil de vence-lo nisso. Não que ele estava em disputa, mas a sua compreensão sobre os nossos dias era certeira.

Bernardo, nos últimos dias entrou numa profunda melancolia. Ele vivia repetindo que estava extremamente velho e cansado, mas era pura melancolia.

- Ah, se pelo menos a humanidade ainda tivesse coragem, talvez poderíamos fazer alguma coisa com essas palavras gastas.

- Mas Bernardo, há muita coragem no mundo.

- Meu deus, como você é crédulo! Você é um verdadeiro exemplar desses dias entediantes. Não me venha falar dessa coragem parva de nosso cotidiano que dissimula lutar lutas vencidas e sem sentido! Não há mais por que lutar, já conquistamos tudo, já vimos tudo, já sabemos de tudo e, principalmente, já desbravamos o Homem, não há mais nada para saber, somente essa eterna repetição cansativa e parva.

Deixei o cemitério no fim da tarde. Dei o último adeus ao meu velho amigo que agora descansa eternamente de sua tremenda fadiga.

Rodiney da Silva
Enviado por Rodiney da Silva em 18/04/2021
Código do texto: T7235287
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.