A REFORMA DA CASA
 
 

 
                Abro os olhos não para a velha cortina presa pelas argolas de madeira, na janela do quarto, e sim para formidável bloco de tom pardacento revelando-se, imediatamente, conjunto de objetos dos mais diversos tamanhos e espessuras a se expandirem em saliências e reentrâncias, para todas as direções. Que espaço é este? Que são tais coisas? É minha sala, são caixas e caixotes. Nem todas as caixas são pardas, há razoável quantidade delas de variadas cores, mas como estas se encontram dispersas, prevalece a impressão de que tudo é pardo. Clara apenas a certeza de que caixas e caixotes servem para guardar coisas, para preservá-las de danos, além de outras funções das quais, neste instante, não me recordo.
        Aquela caixinha ali, no topo, na extremidade à direita. Parece leve, levíssima, quase incorpórea. Ergo o braço, seguro-a delicadamente, verifico-lhe o conteúdo: intato. Fecho a caixinha verde com seu objeto a salvo, reponho-a no lugar, tranquilizada. Concentro a atenção em um dos caixotes maiores. Mantenho as mãos imóveis, não me é possível destacá-lo, muito menos abri-lo, é dos poucos que sustentam o bloco todo. No entanto, ou talvez por isso, ostente sobre a pele grossa a tatuagem: FRÁGIL.
            No Norte da sala e completamente encoberto, protegido, o grande vulto que ocupa toda a extensão da parede e cujo conteúdo, inacessível durante a Reforma, sói concentrar em seu corpo a sapiência e a poesia de muitos séculos. No Sul e junto ao lavabo, a velha valise para pequenas viagens. No Oeste, encostada à janela, a cama de armar, de onde acabo de me erguer. Junto a ela a cadeira de balanço, signo da mãe durante esta semana na casa da outra filha, cadeira também envolta, inteira, por papéis pardos. As paredes do corredor, outrossim, esvaziadas dos quadros: no seu lado esquerdo, as portas cerradas dos quartos; na extremidade frontal, a Leste, a porta do banheiro principal, igualmente oclusa. Colocando-me ao lado da valise, após a pequena ablução matinal, posso ver partes das caixas sobre o solo da cozinha, cômodo por enquanto sem acesso. Os homens da Reforma, que acabaram de chegar, preparam-se para o início de suas tarefas cotidianas, em cada um dos espaços da casa. Para além de todos os fragmentos à vista, abre-se o quintal invisível.
 
 
                Imagino a luz da manhã a se espalhar pelo tanque, pelo armário com seus materiais de limpeza, pela máquina de lavar com as partes à mostra, pelo cesto de roupa suja, vazio nestes dias, pelos varais com pregadores ali esquecidos, libertos provisoriamente da carga habitual, pelo barracão, testemunha de antigas reuniões e de encontros furtivos, por ora a servir de hospedaria para móveis expulsos do próprio habitat; luz a iluminar a horta minúscula, os vasos e seus pratinhos com areia politicamente correta, as avencas, as samambaias, cascatas verdes sob as quais vibraram esperanças de cores múltiplas e, por fim, a casinha remanescente do Fidel, que nos deixou há muitos anos, mas cuja foto ainda marca presença em algum velho álbum de família: sua velha casinha, no extremo esquerdo do terreno, bem próxima do portão dos fundos, por onde entro para molhar as plantas, enquanto durar a Reforma; casinha bem perto também da calçada onde, do lado de fora, estão os sacos de lixo.
           Na semana que vem a mãe volta e não sei como vai ser, com a Reforma em pleno andamento, a todo vapor. Não sei, mesmo.
 
 
                Invasores ruídos promíscuos, estridências por todos os lados a reverberarem nos tímpanos, mãos invisíveis a orquestrarem o som das coisas sendo rasgadas, despregadas, tornadas fragmentos de si mesmas; as coisas sendo destituídas da própria história para a instituição de uma outra, desconhecida, na qual já não caberá muitos dos conteúdos das  caixas, boa parte dos conteúdos delas.



Nota. Conto do livro "Hidra Inofensiva para Heroismo Nenhum" , que esta como e-livro no Recanto das Letras. Se alguem tiver interesse, so baixa-lo, ao livro.