Uma pequena trajetória

Um velho sábio se aproximou de uma aluna angustiada e lhe perguntou:

_ O que está acontecendo? Por que está tão angustiada?

_ Não consigo entender a vida...

_ Vou lhe contar uma história! Ela começa assim: O vento sobrou e a semente caiu no rio e foi levada pelas ondas até as rochas do fundo, onde ficou aprisionada por um tempo; inchou e flutuou até um grupo de algas onde se balançou nas correntezas por um tempo, até chamar a atenção de um peixinho que passava; o peixinho tentou morder, e isso levou um tempo até que ela espirrou para longe atingindo a terra, nela rolou por muito tempo; assim que atingiu um terreno tranquilo se abriu e firmou raízes, cresceu e finalmente floriu.

_ Não entendi! Disse a aluna.

_ O vento é Deus, que sopra onde quer, cria como quer; e é das mãos criadoras do Pai que surge a pequena semente (princípio espiritual), que começa sua jornada no reino mineral que são as pedras na qual ela se prende por um tempo; segue seu caminho flutuando pelas águas do rio (processo de transição) e logo se prende entre as algas (reino vegetal), e lá permanece por muito tempo; é libertada por um peixe, que a prende em sua boca, esse peixe representa o último reino (reino animal) no progresso evolutivo do princípio espiritual. O rio que leva a semente são os processos de transição que o princípio enfrenta, nos quais vamos vencendo a casca até que ao chegarmos em terra firme, na era da razão, surge o ser individualizado que é o homem, que deve crescer para o Pai.

O sábio respira e prossegue:

_ O tempo que a semente levou voando pelo ar até atingir a terra e rolar sobre ela representa o processo de transição entre o princípio espiritual e o espírito (ser inteligente da criação), esse processo de transição não se dá na Terra (plano físico), mas sim no plano espiritual. E em Terra firme, começa a era da razão, as raízes são os aspectos materiais que desenvolvemos; os galhos que se erguem para o alto são as virtudes, que nos fazem crescer para Deus; e o crescimento representam: os pensamentos, as ações e os sentimentos. Pensando, fazendo, amando, trabalhando e produzindo; finalmente florimos para Deus, é nessa estação sublime que atingimos a plenitude como: espíritos puros, que servem ao Pai nas muitas moradas do universo; onde finalmente poderemos contemplar a face de Deus. Essa é a trajetória de todos nós, mas o tempo para o crescimento é escolha de cada um de nós. Então, lhe pergunto: Qual a razão de sua aflição?