ANÁLISE CROMÁTICA

Não comparei a camisa amarel...ona com o tom da minha pele, os olhos, os fios de cabelo já escapando à cor natural. Ah, é que comprei por impulso (não fiz a prévia bateria de testes que a ciência chama de Método Sazonal Expandido, isto é, análise da coloração pessoal), loja na avenida larga, atendente lourinha deve ter visto ‘passarinho verde’, sorrindo cantarolante, e foi logo preenchendo o talão de venda – saí da loja feliz. Não imaginei se o tom canarinho-futebol me favoreceria ou......... desgostaria mais tarde. Qual a cor certa que me /utopias!/ “ilumine o rosto, suavize a textura da pele e equilibre os traços, talvez me diminua a idade e dê uma aparência descansada”?

Existe a teoria que define 12 grupos de diferentes colorações, em consonância com as estações do ano, ainda divididos em intensos, profundos ou puros. Na Primavera, cores claras, brilhantes, alegres e luminosas refletem animação; no Verão, cores suaves, acinzentadas e sutis transmitem refinamento; no outono, cores quentes, profundas e terrosas que passam dinamismo; no Inverno, cores puras, intensas e dramáticas indicam sofisticação.

Em casa, esta manhã, sentei ante o espelho, pano branco para esconder os cabelos (está na reportagem, não custa obedecer) e fui testando meu rosto com as camisas dos cabides. Consegui perceber as cores mais favoráveis, coisa que eu nunca imaginara como posição ou contraposição.

Como ainda não adquiri (onde encomendar?) a cartela de cores personalizadas, é bom evitar a cor preta, com permissão para bege, cinza e azul-marinho, cores universais, clássicas e que combinam com qualquer coloração (aprendi numa pesquisa que cores opacas são mais formais e conservadoras, cores vivas são entusiastas e divertidas, roupas coloridas denotam informalíssimo e criatividade)......... e alta rotatividade para o azul- celeste.

Como na velha canção: “Vesti azul... minha sorte então mudou!” - WILSON SIMONAL

.

NOTA DO AUTOR:

LEIAM meus trabalhos “A força das cores”, “Cores da aura e personalidade”, .“O fascínio do vermelho” e “Velhas ou “novas” cores?!” (I e II).

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 26/12/2020
Código do texto: T7144406
Classificação de conteúdo: seguro