O sopro de Iansã

Uma ventania incomum chamava a atenção dos moradores de Itapuã, na Bahia. A jovem duquesa despertou com o barulho dos fortes ventos batendo contra seu opulento casebre. Foi à sacada de seu quarto e viu a imagem: nuvens escuras, no horizonte, se aproximavam.

Algumas lavadeiras corriam para um lado e outro, tentando retirar todas as roupas antes que fossem molhadas pelo temporal iminente. Ela observava tudo um pouco preocupada, nunca tinha visto algo dessa magnitude. O sol ainda não havia se acovardado por completo; ainda fazia-se presente, mesmo que parcialmente, não deixando a escuridão tirar todo o brilho do dia.

Olhou para a imagem da santa negra, que sempre deixou na sacada, para abençoar o litoral.

"Ó, minha mãe, com os teus ventos, leve para longe essa tempestade, elas não merecem isso..."

Aquelas lavadeiras eram, na realidade, ganhadeiras que a Duquesa Ndandi - batizada Ana Maria dos Reis - abraçou para trabalharem em sua área residencial, onde não seriam destratadas pela sociedade e nem maltratadas por patrões. Parte do dinheiro do trabalho delas seria usado para pagar a carta de alforria dos outros e outras...

Um sopro forte para o norte levou as nuvens carregadas e revoltas para longe, o farol alumiou novamente e o Sol imperou. As ganhadeiras celebraram, as roupas estavam salvas.

Ndandi sorriu e voltou para dentro de casa.

"Epa hey..."

Rodrigo Hontojita
Enviado por Rodrigo Hontojita em 13/12/2020
Código do texto: T7134665
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.