COMO SURGIRAM O MUNDO, O HOMEM E A MULHER?

O casal de judeus Samuel e Sara Goldberg tinha um filho único Daniel, de 12 anos, que já estava começando a se preparar para fazer seu barmitvah, que normalmente se faz aos 13 anos, e a ler a Torah( Bíblia escrita em hebraico). Era muito bom aluno e bastante curioso, em vários assuntos, fazendo-lhes inúmeras perguntas, o que no Judaísmo é considerado uma grande qualidade, e até mesmo uma virtude dos filhos, pois o método judaico de aprendizagem é feito sempre através de muitas perguntas e várias respostas possíveis, semelhante à Maiêutica socrática: responder sempre com outra pergunta.

Samuel era biólogo e veio de uma família de judeus seculares (não religiosos), já Sara veio de uma família de judeus mais religiosos e a visão de mundo deles era bem diferente. Enquanto que Samuel entendia a Torah de forma metafórica e interpretativa, Sara a lia de forma literal. Toda vez que Daniel lhes fazia alguma pergunta, as respostas eram tão diferentes que chegavam a confundir o garoto.

Certo dia Daniel perguntou a seu pai:

- Pai , como surgiu o mundo em que vivemos?

- Bem, preste atenção, no início houve uma grande explosão chamada de Big Bang, num ponto do universo. Essa imensa explosão era muito quente e foi se expandindo e se esfriando.

- Como assim se expandindo?

- É mais ou menos quando você joga uma pedra num lago, se forma um círculo que vai aumentando, né?

- Entendi. Deus jogou uma pedra no mundo e o círculo foi crescendo. E depois?

- Então a explosão foi crescendo de tamanho e se esfriando e a partir disso foram surgindo a matéria , os átomos que foram se juntando para formar as estrelas, as galáxias e finalmente os planetas como a Terra, a Lua, Marte, Vênus.

- Pai, é bastante complicado, mas acho que entendi.

Em seguida Daniel, como sempre fazia, foi perguntar à sua mãe.

- Mãe, como surgiu o mundo que vivemos ?

- É muito simples, Deus criou os céus, o Sol, a Terra , as estrelas, e tudo que podemos ver, em seis dias e descansou no sétimo dia, que era o ( (shabat)sábado, e por isso que descansamos e rezamos no shabat para agradecer a Deus por sua grande obra!

- Entendi, mãe. É curioso, suas explicações são bem diferentes das do meu pai, mas são mais fáceis de entender!

Depois de algumas semanas Daniel procurou seu pai para fazer- lhe uma nova pergunta.

- Pai, como surgiram o homem e a mulher na Terra?

- Bem Daniel, isso é uma longa história: o homem é produto de uma longa cadeia evolutiva, não nasceu pronto e acabado.

- Como assim pai?

- Pois bem, vou tentar te explicar. Primeiro surgiu na Terra uma bactéria bem pequena que depois de milhões de anos evoluiu e se transformou num ser maior como um molusco ou uma alga, que também evoluiu e depois de muito tempo se transformou num peixe.

- Pai , eu perguntei sobre o homem e a mulher!

- Calma vamos chegar lá. Os primeiros peixes que conseguiram sair da água do mar, foram desenvolvendo patas e, depois de muito tempo viraram lagartos que, por sua vez, foram se tornando cada vez maiores e viraram os dinossauros, outros criaram asas e se tornaram pássaros.

- Sim, pai e depois?

- Bem, houve um grande acidente em que um enorme asteróide caiu na Terra e matou os dinossauros. E depois de um longo tempo surgiram outros tipos de animais chamados de mamíferos. Eles não botavam ovos e as fêmeas carregavam o filhote na barriga até nascerem e depois os amamentavam com leite. Por isso eles têm esse nome, pois mamavam do peito de suas mães até ficarem independentes e poderem procurar seus alimentos sozinhos.

- Sim pai, e o homem?

- Calma, rapaz! Então em mais alguns milhões de anos foi surgindo na Terra uma grande variedade de mamíferos , e entre eles, surgiram os macacos.

- Aqueles que a gente viu no zoológico?

- Sim, os gorilas, chimpanzés etc.

- E daí, pai?

- Depois de milhões de anos alguns macacos desceram das árvores e conseguiram ficar eretos sobre dois pés para poderem andar bastante, e com essa postura liberaram as mãos para procurar seus alimentos na floresta. E com mais alguns milhares de anos esses macacos, que andavam eretos em pé, se tornaram homens e mulheres, lá na África. E eles começaram a falar entre si, trocavam informações e construíram ferramentas e armas para caçar, construiram casas e se espalharam pelo mundo, construindo cidades.

- Que história estranha, hein pai. Tem certeza que foi tão complicado assim? E a gente veio de um macaco? Muito esquisito!

- Sim, meu filho é assim que a ciência explica o surgimento da espécie humana. Essa teoria se chama Evolução das Espécies e foi criada por um grande cientista inglês, chamado Charles Darwin.

Daniel achou essa tal de Teoria da Evolução das Espécies muito estranha e, alguns dias depois, como sempre fazia, foi perguntar à sua mãe.

- Mãe, perguntei a meu pai como surgiram o homem e a mulher no mundo e ele me contou uma história muito longa e complicada. Eu não consegui entender muito bem. Tinha um tal de Darwin... Me explique isso melhor: como surgiu o homem e a mulher?

- Filho, foi tudo muito simples. Deus criou o mundo em 6 dias e fez tudo que você vê: estrelas, mar, lagoas, bichos, florestas e o homem Ele criou por último, do barro, no sexto dia da criação. Deus fez um boneco de barro e soprou dentro dele e assim ele se tornou um homem chamado Adão. Depois, da costela de Adão, ele fez uma mulher chamada Eva. Eles tiveram filhos e depois disso vieram Abraão, Isaac e Jacob e daí veio a nossa família. Tudo muito simples assim! Você entendeu?

- Sim, mãe agora entendi. Sua explicação foi muito mais simples. Imagina que meu pai disse que o homem veio de um macaco que caiu de uma árvore e começou a andar em pé! E que foi um tal de Darwin que inventou essa teoria… Mas afinal qual explicação é a mais certa?

- Pois é Daniel, seu pai contou a história da família dele que é toda muito complicada, e eu contei a história da minha família que é bem mais simples e veio de Adão e Eva!

Para Daniel tudo então ficou muito claro, e ele foi conversar com o rabino que o estava preparando para fazer o barmitvah:

- Rabino, descobri que a família de meu pai veio de um macaco que ficou de pé e a família de minha mãe veio de Adão e Eva. Só não entendo porque minha mãe que veio de boa família judaica quis casar com um homem que veio de uma família de macacos!?

 

 

Roberto Leon Ponczek
Enviado por Roberto Leon Ponczek em 28/11/2020
Reeditado em 16/07/2023
Código do texto: T7122970
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.