GENTE DESINTERESSANTE

CONTO SOBRE UM LUGAR DESINTERESSANTE, EM QUE TUDO QUE CAUSAVA ALGUM ALARIDO ERA O QUE NÃO PRESTAVA PARA NADA.

AS PIADAS DO LUGAR, ERAM GERALMENTE DE MAL GOSTO OU AGORO, TODOS OS DIAS, ATÉ DAS FORMAS MAIS SÚTIS. DE UM BAIXO NÍVEL ABSURDO, CHEGAVA ATÉ A CONSTRATAR COM O PODER AQUISIIVO DO LUGAR. SEM FALAR DA SORDIDEZ ABSOLUTA DURANTE 24 HORAS DO DIA. APARÊNCIAS E OUTROS ARTIFÍCIOS ERAM UTILIZADOS PARA ENGANAR, LUDIBRIAR, MANTER EM ERRO, INCAUTOS... E ISSO A REVELIA DA REALIDADE DO PRÓPRIO LUGAR. DIZEM ATÉ QUE O QUE REALMENTE OCORRIA ENTRE QUATRO PAREDES, ERA COISA DE CAUSAR INDIGNAÇÃO, REPULSA E ATÉ MESMO ÓDIO - UM BAIRRO QUE OUTRORA FORA CONSIDERADO TRADICIONAL E TÍPICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. O HEDIONDO ERA O TRIVIAL DO COTIDIANO NA REALIDADE E ISSO ENTRE QUATRO PAREDES, PRINCIPALMENTE, DIZEM, AS NOITES. A SEMANA DO LUGAR TRANSCORRIA SOB UMA LÓGICA PRÉ CONCEBIDA (BASEADA EM PRECONCEITOS), UMA ESPÉCIE DE CONSENSO DOENTE DO LUGAR: DOMINGO, ISSO... SEGUNDA, AQUILO... E POR CONSEQUENCIA, TODOS OS DIAS DA SEMANA, COMO SE ORDENADOS POR ALGUÉM OU ALGUMA COISA EXTRÍNSECA AS NECESSIDADES REALMENTE HUMANAS OU CIDADANS. ENTÃO NO BAIRRO DA PÃNDEGA E DAS PIADINHAS MISERÁVEIS, ATÉ PODERIA SE ENLOUQUECER, TENTANDO DESCOBRIR OS MOTIVOS OU COMO REALMENTE FUNCIIONAVAM AS COISAS NO LUGAR. ENFIM, AS COISAS SÉRIAS QUE OCORRIAM, VIRAVAM BANALIDADES DO DIA A DIA, TIDAS COMO O COMUM DO LUGAR. VIOLÊNCIAS PSICOLÓGICAS, ESCAMOTEADAS POR APARÊNCIAS. NA REALIDADE O BAIRRO ERA JÁ COMPOSTO POR GENTE DESINTERESSANTE, A NÃO SER QUANDO OCORRIA ALGUMA DESGRAÇA, PROMOVIDA POR ELES MESMOS(AS). - TEVE ATE ALGUEM QUE BRADOU NA MADRUGADA: CRIAM DESGRAÇAS, PARA DEPOIS DAR RISADAS.

MAS UMA DESGRAÇA COM GRAÇA REALMENTE OCORRERA NO LUGAR, E FINALMENTE. FOI NA MADRUGADA EM QUE A CULPADA PRINCIPAL POR TODA AQUELA SITUAÇAO NA REGIÁO SER COMO ERA, DESAPARECERA, ENQUANTO A MAIORIA DOS MORADORES DO LUGAR, FICAVAM SEM SABER O QUE FAZER, ATÉ COM O PRÓPRIO DINHEIRO E BENS MATERIAIS... SÓ ENTÃO A COMUNIDADE PERCEBEU O QUANTO DOENTE ESTAVAM, E PIOR, PENSAVAM NÃO HAVER CURA, A NÃO SER PROCURAR A TAL CRIADORA DE TODA AQUELA SITUAÇÃO DE DESGRAÇAS COMO MOTIVO DE VIDA, PARA VOLTAREM A SENTIR ALEGRIA. FOI AI QUE UM DOS NOVOS MORADORES DO LUGAR SE TOCOU - SERÁ QUE SOMOS TODOS TÃO DOENTES A ESTE PONTO? COISAS HORRÍVEIS E HEDIONDAS SÃO O COTIDIANO DESSE BAIRRO, 24 HORAS DO DIA E AINDA SENTIMOS FALTA DELA? O QUE SOMOS AFINAL? BANDIDOS, MARGINAIS....PIORES QUE UM BATEDOR DE CARTEIRAS?

AS 19 HORAS DAQUELA QUINTA FEIRA, NOTICIAVA NO JORNAL LOCAL - MORRE FULANA E MAIS ALGUNS DE SEUS AMIGOS(AS) ENQUANTO COMIAM UMA MISTURA COM PAPA DE MILHO, MORRERAM ASFIXIADOS POR COMEREM DEMAIS, DIZIA A NOTÍCIA. NO BAIRRO, TODOS FICARAM DE OLHOS ARREGALADOS E MUITOS FORAM EMBORA DO LUGAR. PORÉM TODOS QUE FICARAM E MESMO OS QUE MUDARAM, TIVERAM DE REAPRENDER O SENTIDO E SIGNIFICADO DA VIDA! O LUGAR É HOJE QUASE COMO UM CEMITÉIRO, UM LOCAL DE MORTOS VIVOS, ATÉ NAS FESTAS É ISSO... MESMO FIM DE ANO! E NINGUÉM ESQUECE DE COMO AMAVAM A DESGRAÇA!!

FIM

12-11-2020