O CONCHAVO

"A NOITE, TODOS OS GATOS SÃO PARDOS" - CONFESSO DE ANTEMÃO, QUE NUNCA ENTENDI COMPLETAMENTE ESSES DITADOS, HORA OS ACHO SUPERFICIAIS, HORA TENTO VER A PROFUNDIDADE. E EU, SOU DADO A TRANSGRESSÕES DE MUITOS DITADOS POPULARES, POR EXEMPLO: "MAIS VALEM DOIS PASSARINHO VOANDO, QUE UM PRESO" - QUE ACHAM? - CREIO QUE ÓBVIAMENTE, OS AMANTES OU LUTADORES DA LIBERDADE, AQUI FARÃO TOTAL AQUIESCÊNCIA, AINDA MAIS NESSES TEMPOS, NÃO? E É JUSTAMENTE PUXANDO DAÍ QUE COMEÇAREI A RELATAR-LHES A ESTÓRIA ACIMA INTITULADA.

A LUZ DO DIA

QUEM NUNCA, SENDO MULHER, SE TRATOU COM MANICURES? ACHO QUE NINGUÉM, NÉ? TALVES A ÚNICA REGRA QUE NÃO HAJA EXCESSÃO/SEJA EM SALÕES, OS MAIS SOFISTICADOS OU SIMPLES, OU ATÉ DENTRO DE CASA. DÊ UMA OLHADA NOS CLASSIFICADOS DE JORNAIS, E VEJA QUANTA OFERTA DE TRABALHO PARA MANICURES... BOM, ERA CERCA DE 10 HORAS DA MANHÃ. ENEIDA MORAVA A POUCO NAQUELE APARTAMENTO, UNS 6 MESES, SEGUNDO CONTARAM, E NAQUELE DIA ENQUANTO SUA MÃE E O FILHO ESTAVAM PARA DENTRO, ELA NA SALA RECEBIA A VISITA DE TIANA - A MANICURE DO CONDOMÍNIO. TUDO BEM TUDO SINTÉTICAMENTE PERFEITO. JUNIOR, O IRMÃO DE ENEIDA, COMO SENTIRA SEDE FOI ATÉ A COZINHA, E REPAROU A PORTA FECHADA, ABRIU BREVEMENTE E OBSERVOU. PRIMEIRO A MANICURE NA POLTRONA, DE MODO QUE ESTAVA DE FRENTE COM SUA IRMAN ENEIDA, SENDO MANICURIZADA. PELO BREVE QUE OBSERVOU, ACHOU ESTRANHO O SORRISO ENIGMÁTICO (NA FALTA DE TERMO) DE AMBAS. POIS ENEIDA VIROU-SE PARA TRÁS. FECHOU NOVAMENTE A PORTA E CONFABULOU UM POUCO ASSUSTADO COM SUA MÃE, QUEM ERA... É A VIZINHA AÍ DE BAIXO, QUE FAZ UNHAS. FICOU UM TEMPO NA COZINHA COM SUA MÃE E REPAROU, SOMENTE COMO AS DUAS ESTAVAM COMPLETAMENTE SILENCIOSAS, ENEIDA E TIANA.

FESTA

POUCO DEPOIS DESTE DIA, HOUVE, SE É QUE SE PODE CHAMAR ASSIM UMA FESTA, UMA BARULHEIRA INFERNAL ONDE O SOM QUE FAZIA O FUNDO MUSICAL ERAM VOZES GROTESCAS DE HOMENS E O INSISTENTE TILINTAR DE CASCOS DE GARRAFA, ENTREMEADAS PELAS RISADAS AS MAIS EXDRUXULAS. A FESTA, POR ASSIM DIZER DUROU ATE ALTO DA MADRUGADA, AO MENOS ISSO É O QUE PERCEBEU, QUANDO CONSEGUIU CAIR NO SONO.

AS MANHÃS NO LUGAR SEMPRE (ATÉ HOJE COM ALGUMAS POUCAS EXCESSÕES) SÃO COMPLETAMENTE SILENCIOSAS, E ISTO DESDE CEDINHO DA MANHA. NAQUELA MANHÃ POSTERIOR A TAL "FESTA", JUNIOR ACORDOU COM UM PESADELO NA MENTE QUE NÃO SABE SE FOI PESADELO MESMO OU REAL, NA NOITE, MADRUGADA ANTERIOR. ERA ASSIM: -"OUVRA GRITOS DE HOMENS DISCUTINDO, SEM CHEGAREM AS VIAS DE FATO, ATÉ OUVIR UM GRITO DE DESESPERO, SÓ SILENCIADO PELO ESTAMPIDO DE UM TIRO" - FICOU COM ISSO NA CABEÇA POR UM TEMPO. CERTO DIA, QUANDO ADENTRAVA O EDIFÍCIO, VOLTANDO DO TRABALHO, JUNIOR ENCONTROU TIANA (COM UMA JOVEM, QUE ERA SUA FILHA) A CHORAR, EM SILENCIO, MAS CHORAVA COM UM SORRISO ESTRANHO NOS LÁBIOS TAMBÉM ESTRANHOS. A MESMA SENSAÇÃO ENIGMÁTICA QUE TIVERA ANTES, QUANDO FAZIA UNHAS DE ENEIDA, SE REPETIRA. TÁ CERTO QUE MULHER TENHA SUAS MALÍCIAS, MAS HOMEM TAMBÉM NÃO TEM ALÉM DE TIROCÍNIO, SEXTO SENTIDO?!

BEM, MEUS CAROS... A PARTIR DAQUI, ESSA HISTÓRIA QUE EM PARTE AINDA É UM ENÍGMA PARA JÚNIOR, QUE CONTINUAVA A SENTI-LA PICTORICAMENTE, GANHOU CONTORNOS MAIS DRAMÁTICOS: ESTÁ DESEMPREGADO, DEREPENTE TIROTEIO VIROU TRIVIALIDADE NO LUGAR. E EU CONTINUO ACHANDO QUE MAIS VALEM DOIS VOANDO QUE UM PRESO... SE BEM QUE NAO TENHO CERTEZA MAIS DE ATÉ QUE HORAS OS GATOS, AINDA SÃO PARDOS... SÃO?

FIM

27-07-07