Pêndulo (BVIW)

Ao folhear as páginas de um livro antigo de capa azul, ela encontrou uma folha de papel dobrada ao abri - la leu o instigante titulo: “Lanternas de pedra”, mas não havia um texto completo, uma continuação apenas uma frase no meio da folha: O pêndulo balança entre a crônica e o conto.

Curiosa, pensou no significado das palavras do título: as lanternas de pedra que conhecia estavam presentes em jardins e templos japoneses, e representam a luz dos ensinamentos do Buda, sendo que cada parte da lanterna representa um elemento, sintetizando, a importância da harmonia dos cinco elementos (Terra, Água, Fogo, Céu e Ar).

Quanto à frase: O pêndulo balança entre a crônica e o conto, ela refletiu sobre a dualidade das coisas, o mover contínuo e a breve pausa entre os sentimentos e as escolhas que uma hora ou outra fazemos na vida... Enquanto assim pensava, escutou o canto de um pássaro que pousou na janela e deixou caída uma pena amarela, que imóvel e calada ficou...

Caladas são também algumas dores e despedidas, permanecendo à espera do bálsamo da passagem do tempo ou da transformação da vida em cinzas. E, enfim, Elizabeth dobrou e guardou o papel no mesmo livro... Que pena!! A folha estar, quase, em branco? Será?