ZÉ CANTEL - CAPITULO 2 - UM CARA AMIGO -CAFÉ DA MANHÃ

Pensa no cara amigo, conhece todo mundo, por onde passa cumprimenta as pessoas, assim como as pessoas o cumprimentam, sempre com suas brincadeiras, para numa casa, para em outra e assim vai levando sua vida. Certa vez falei a ele, se levasse mais a sério, seria um dos maiores políticos de Urucará, no que ele me disse: não nasci pra ser político. Tem o coração amigo, não guarda mágoas, nem rancor e está sempre presente nas rodadas de amigos. As senhoras e senhores mais velhos gostam muito dele, o respeitam, vai na casa de um, de outro, quando nem percebem já está na cozinha e já pergunta se tem café, não é que ele fila o café, é que as pessoas gostam de sua presença e já oferecem café ao amigo. Tenho andado com ele quando estou em Urucará, estivemos na casa da esposa do Matim (em memória) um dos maiores centro-avante que Urucará já teve, falamos Dona Raimundinha sua esposa e com Dona Marielza e família, tomamos café, fomos muito bem recebidos. Estivemos também na casa do nosso amigo Pedro Branco, onde fomos também bem recebidos, com aquele cafezinho. Na casa da Rosi, do Nado, do Baixote, Maurício, da Aninha, etc. Antigamente, as pessoas iam a casa dos amigos, patê-papo, conversar e quando chegavam lá, já pedia pra sentar e era lhe oferecido um cafezinho de boas vindas.

Não é que o Zé tenha esse costume de filá, mas a receptividade do povo de Urucará, que é fantástica. Um povo amigo e ordeiro e o Zé gosta de fazer amizade.

É como disse um amigo no watsap, o Zé Cantel, é uma LENDA VIVA em Urucará, sempre lembrado, jamais esquecido.

Tem muita coisa pra falar do Źé, todos sabem em Urucará, não é segredo.

Ele merece essa crônica, pela pessoa que é, pelo amigo que é e pelos diversos personagem que ele incorpora, a cada período de sua vida.

Falei a ele, que sua história iria render mais de 1.000 capítulos.

Que possa ficar registrado para os anais da história de Urucará

Temos que ter essa memória, para que possamos lembrar no futuro e viver o presente com saudades.

Abraço fraterno amigo.

José Gomes Paes

Poeta e escritor de Urucará

Membro da Abeppa

Acadêmico e membro fundador da Alcama - Cadeira 23