O presente do menino

* Baseado em um fato real.

Eu estava sentado num banco de jardim com minha mãe. Sempre que o tempo estava abafado e a vida chata, saíamos para passear e arejar a mente.

Certo dia, era inverno e era mês de setembro, estávamos conversando amenidades quando uma mãe e seu pequeno filho passaram por nós e sentaram no banco próximo. Vi que o menino estava com semblante chateado.

Sempre querer escutamos a conversa entre ela e o menino.

Entendi que naquele dia era o aniversário dele. E que algo o deixou muito triste.

Minha mãe me cutucava para não ficar escutando conversas alheias, mas achei aquilo interessante.

O ponto crucial era que ele havia ganho um presente inusitado de sua tia-avó.

Quando ele falava sobre o presente a mãe, uma jovem bonita, ria um pouco e ai que ele ficava mais emburrado.

Ficaram alguns minutos sentados, ela tinha uma bíblia nas mãos e ele carregava uma sacola de plástico. Ouvi que ambos iriam para a igreja, parece que ia haver uma reunião. Ele pegou um pedaço de pastel dentro dum saquinho e uma antena de televisão, daquelas que fica em cima.

O motivo todo daquela cara chateada dele era o presente que sua tia-avó tinha lhe dado. Uma antena de Tv de presente de aniversário.

Quem neste mundo iria dar um presente deste para uma criança?

Estava anoitecendo e os dois foram embora, passaram por nós, e atravessaram a ponte Góes Calmon. Fiquei por bastante tempo observando-os. Minha mãe conversava, conversava...

Realmente, quem poderia pensar em dar uma antena UHF para uma criança de presente, mesmo. Será que essa tia era solteira? Velha? Doida? Jamais poderei saber. Eu já tinha meus problemas. Se pudesse eu iria comprar um presente para aquele garoto. Tinha cara que gostava de bichos. Talvez daria um cachorro, um gatinho, um iguana.

Luciano Cordier Hirs
Enviado por Luciano Cordier Hirs em 09/09/2020
Reeditado em 09/09/2020
Código do texto: T7058793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.