ZÉ CANTEL -CAPITULO 1 -SUA VIDA - ORIGEM DO APELIDO - AGUA NO LEITE

SEUS PAIS - Esse é o cara, Zé Cantel, o nosso personagem de hoje, falei que ia escrever sobre ele e que ia falar de sua vida e que iria render mais de 1.0000 capítulos na nossa resenha, ele é a pessoa mais conhecida em Urucará, mais famoso que "farinha em saco".

Conheço o Zé Cantel não é de hoje, somos amigos de infância, nada melhor que eu que o conheço a tempo, falar de suas peripécias, de suas aventuras.

Primeiro a origem de seu nome, o verdadeiro José Vieira Filho, filho de Seu Zé Vieira e Dona Dedé, desde essa época o seu pai já criava bois, do outro lado do rio em frente a Urucará, onde ficava o Furo de passagem para o Lago do Cacaia.

O APELIDO de Zé Cantel, o fato que a Cantel - empresa de telecomunicações, veio instalar suas antenas em Urucará, como as antenas são bem altas e ele era um menino alto, foi apelidado de Zé Cantel, que pegou e até os dias de hoje, como é conhecido.

AGUA NO LEITE - Lembro bem que, quando garoto, ele passava bem cedinho de canoa em frente de casa e gritava pelo meu nome, já acordado, corria descia o caminho do Porto e íamos tirar o leite da vaca, do outro lado do rio no curral dos bois do pai dele. Já levava a farinha para tomar na hora com o leite fresco, que é muito forte, direto da ubre da vaca.

Passado algum tempo, correu um boato na cidade que ele adicionava água no leite e oferecia aos amigos.

No meu tempo não, talvez depois ele tenha feito isso, se alguém falar tem que provar, eu confio no meu amigo, não acredito que tenha feito isso.

Quem não conhece Zé Cantel em Urucará? Acho que todos ou quase todos.

Um cara que conhece todo mundo em Urucará, onde vai passando, vai cumprimentando a todos com suas brincadeiras, camarada e amigo.

Esse é o primeiro capítulo de sua vida.

Que fique registrado, para que não esqueçamos do passado, viver o presente, possamos relembrar no futuro.

Esse é o famoso Zé Cantel, o homem de 1.000 capítulos de história.

Um abraço amigo.

José Gomes Paes

Escritor e poeta urucaraense

Membro da Abeppa e Alcama