O Vidro

A reputação é uma bonita peça de vidro propensa a ser quebrada pela mais sutil emissão de som. E se porventura esta peça não venha sofrer danos que comprometa seu uso, as fissuras ficarão visíveis.

Na adolescência, Gilberto agia na velocidade louca de suas pulsações hormonais. Quando se é adolescente, se é um vulcão em constante erupção: são faíscas, são lavas, são calores, são luzes emitidas em boa parte do tempo, porque o corpo se prepara para a dita idade madura. Gilberto, no trato com seus colegas, não podia conter-se. Não era capaz de controlar-se.

Episódios e mais episódios demonstravam o quanto Gilberto era intratável naqueles dias, sobretudo no ambiente escolar. Pois a escola, no seu papel de educar para a vida em sociedade e proporcionar ao indivíduo os conhecimentos consagrados pela cultura, também fazia as vezes de prisão. O Gilberto não queria ficar preso na escola, mas, o Gilberto, ao mesmo tempo, queria estar na escolar.

Ele queria estar na escola porque ela proporcionava um inigualável prazer que vinha da possibilidade de vazar suas loucas vontades que o comiam por dentro. Pichar as paredes, ofender os professores, ser grosseiro com os colegas menores do que ele, ser absolutamente inconveniente para com as meninas... muitíssimo inconveniente aliás...

Não é necessário narrar os detalhes do quão inconveniente (invasivo) foi Gilberto, em certa ocasião, com Juliana, colega sua de sala de aula. São esses detalhes que se escancarados à luz do sol, converterão num demônio um adolescente em processo formativo, porque o erro, por vezes, é educativo.

Contudo, da parte de Juliana, sofrer o inconveniente de Gilberto, foi marca que carregaria por toda vida. O que Gilberto fez não foi lá muito grave, mas abjeto; não se pode dizer que foi terrível, mas condenável. A marca em Juliana não foi aquela que se converteu em um trauma profundo, mas, que vez ou outra vinha à lembrança com força, fazendo-a reavivar em si, os sentimentos de ódio, de raiva e de impotência diante do ocorrido que sentira quando daquela ação de Gilberto.

As experiências com o passar do tempo estabilizaram o louco jogo hormonal adolescente em Gilberto. Assim talvez consideraria um endocrinologista. Em uma linguagem mais acessível, dir-se-ia que Gilberto adquiriu experiência, amadureceu, ganhou sabedoria, revendo suas ações do passado, não mais cometendo as barbaridades de quando jovem. Em uma linguagem mais rasa, num clichê: Gilberto se tornou um “homem feito”.

O Gilberto adulto era dado à leitura. “Feliz do homem que esquece”, certa vez leu isto Gilberto em um livro. Algumas de suas ações reprováveis adolescentes o Gilberto esqueceu por completo; talvez diante das vítimas relembrasse. Outras, persistiam com ele na vida adulta, martirizando-o certo modo. Vez ou outra, a Juliana surgia em seus pensamentos maduros. O Gilberto considerava que se acaso tivesse a oportunidade de encontrá-la, em um desses encontros fortuitos de esquina aleatórios, pediria desculpas pelo inconveniente cometido lá atrás no passado. Mas imediatamente após isto considerar, lembrava das palavras contidas no primeiro parágrafo do conto de autoria Cleber Caetano Maranhão, intitulado O Vidro, que assim dizia: “A reputação é uma bonita peça de vidro propensa a ser quebrada pela mais sutil emissão de som. E se porventura esta peça não venha sofrer danos que comprometa seu uso, as fissuras ficarão visíveis.”

Se o acaso conspirasse em organizar um cenário de um possível encontro entre Gilberto e Juliana, a Juliana ainda consideraria o Gilberto um completo idiota no presente talvez, porque ele, mesmo “homem feito” e maduro, apresentar-se-ia à ela como uma peça de vidro repleta de fissuras e que ao mais sutil toque quebraria diante de Juliana.

Gilberto estava no centro da cidade para resolver qualquer coisa relacionada às burocracias que invadem a vida. O Gilberto, ao longe, avistou uma mulher acompanhada de duas crianças: uma que conduzia de mãos dadas à sua esquerda, e a outra, menor, que carregava no colo com o seu braço direito. Era uma “mulher feita”, era Juliana. O ímpeto de Gilberto tendeu todo seu corpo a atravessar a rua ao encontro de Juliana a fim de remediar o passado. O Gilberto conteve seu ímpeto: não é possível restabelecer o vidro.

São José, 01 de Agosto de 2020

Cleber Caetano Maranhão

Twitter: @binhoczar