Um Conto de Amor
        (2º Parte)


1434142.jpg

Um Conto de Amor
Um pedacinho de História do Brasil.
(continuação


          O Brasil era chamado pelos índios de PINDORAMA que quer dizer: “TERRA DAS PALMEIRAS”. O comandante Alfredo dá ordem para aportarem na Terra que nada mais era do que um arquipélago no meio do Oceano Atlântico. Eram  ilhas afastadas do Continente Americano do Sul, formando um arquipélago que mais tarde toma o nome de
“ Aquipélago Fernando de Noronha”, pertencente hoje ao Estado de Pernambuco.
     O Estado de Pernambuco por sua vez era chamado pelos índios de Paranã e buka, ou Paranãpuk que significa “buraco no mar” ou “mar furado”, é a versão mais aceita por pesquisadores.

Preste atenção:
     Pindorama ou "Pindob Aretama" era outro nome em como os índios denominavam as Terras onde habitavam. Mais tarde na história, os Portugueses batizaram a nova Terra de “Brasil” por causa da madeira vermelha muito comercializada na Europa.

Essa foi a historia que nos contaram nas Escolas, não é mentira, mas tambem não foi somente por isso. Há outras especulações

 tais como, a historia de Bazilai que vendia a madeira vermelha (Pau Ferro) na Europa e que mais tarde por causa do nome Bazilai batizaram a madeira de Pau Brazil e, consequentemente o paíz tomou esse nome. Outra historia é que, o nome Brazil, como era escrito antigamente,  em sua composição, um segundo estudos em Israel e transliterado para a lingua Portuguesa, estava implicito as iniciais dos nomes de Israel, suas duas esposas, Lia e Raquel e, suas duas comcumbinas, Zilpa e Bila.

Ficando assim:

B = BILA

R = RAQUEL.

A = essa vogal não tem na lingua hebraica nenhum dos caracteres que a identifique

Z = ZILPA.

I = ISRAEL. Por ser Israel o Patriarca da nação que traz o seu nome então, foi considerada pelos judeus a letra I já que os nomes estavam transliterados para o Português.

L = Lia. A primeira esposa de Jacó.

*********************************

Porém, para os indios era
Paranãpuk = depois oficializaram o pequeno Estado com o nome de Pernambuco.

1434144.jpg
Voltemo-nos aos Morais.
     Aportados ali em uma das ilhas, os Morais e outras famílias, percebendo que ali era apenas um arquipélago, trataram de se aventurarem ao continente. O Arquipélago Fernando de Noronha dista de Recife, capital de Pernambuco, 545 km de distância.
     No Recife se fixaram a maioria dos judeus sefaraditas. 
E ali anos depois foi construída a primeira sinagoga judaica do Brasil. Chama-se “Kahal Zur Israel Congregação Rochedo de Israel”. Resultados da pesquisa
Resultados da Web 
Está localizada na atual Rua do Bom Jesus, chamada antigamente de Rua dos Judeus, no bairro do Recife.
     E assim, as Terras do Nordeste do Brasil receberam essas pessoas que vinham tentar a vida nessa Nova Terra desconhecida.
Os recém- chegados, espalharam-se pelo Nordeste Brasileiro, creio que a maioria ficou em Pernambuco, outros subiram mais para o Estado da Paraíba.
     Nesse tempo o Brasil era colônia de Portugal e ainda os Estados não tinham marcado seus territórios. É tanto que Pernambuco e Alagoas eram juntos.
    
 Bom, voltemos - nos aos Morais & Moraes.

1434149.jpg
(Engenho Moreno - Casarão)

          O Sr. Manuel Estevão de Morais, fixou residência no Estado de Pernambuco. Ele era casado e tinha filhos, mas desconhecemos os nomes da sua família.
Não sabemos também como viviam, possivelmente trabalhavam nos campos, pois fabricas não existiam ainda em Pernambuco.
     Vou aqui dar um salto nessa historia, pois já que falei de fábrica, devo dizer que, logo após esse tempo em que o Sr. Manuel e outros chegaram ao Brasil e, ao Estado de Pernambuco , não demorou muito e a fabrica chegou á Cidade de Moreno. A princípio era o engenho Moreno. Esse nome Moreno dado á aquela gleba, foi o nome dos Primeiros compradores. Eram dois irmãos biológicos Judeus que compraram aquelas terras que ganharam os seus nomes. Hoje é uma cidade bem desenvolvida e foi lá que tive o prazer de nascer.
     Antes dos Europeus chegarem aqui no Brasil, essa terra já era habitada por homens mulheres e crianças, os quais receberam dos navegadores portugueses que vieram com Cabral, o cognome de “Indios”
Esses povos são os verdadeiros donos dessa terra.
      As Expedições Europeias trouxeram estrangeiros á esse lugar. Os interesses desses estrangeiros eram;
lucrar com todas as riquezas que a terra produzia. Vieram para daqui Levarem o ouro, a prata, pedras preciosas especiarias e a famosa madeira vermelha, madeira de Lei da qual já falei acima. NOs portugueses que vieram com Pedro Alvares Cabral, disseram que estavam a caminho das Índias e por isso chamaram os habitantes dessa Terra de INDIOS.
(continua)

?id=1427186&maxw=120&maxh=120
 



     1434240.jpg  Meus queridos Boa Tarde, se quiserem postar seus comentários fiquem á vontade. Fiquei no PC desde as seis horas da manhã até as 10 horas e poucos minutos sou dona de casa e fui cuidar dos meus afazeres e voltei agora vou cumprir o que prometi. Visitar os que me comentaram e mais outros. Obrigada, Um abraço, Ava.
 

Ahavah
Enviado por Ahavah em 27/07/2020
Reeditado em 07/06/2022
Código do texto: T7018124
Classificação de conteúdo: seguro