Cara ou coroa
Seu Tudinho quando casado, ouvia que homem estava em extinção, e gostava da falação popular, que tinha 10 mulheres para cada homem. Mas, não se engraçava porque dona Miguelita era braba; capaz de arrancar o brinquedinho da criança. Ficou viúvo, desolado, sem perspectiva de vida. Um amigo muito chegado, Catuaba, na tentativa de confortá-lo, disse:
- Tudinho, agora você está solto na buraqueira. Vai chover mulher na sua horta! Aproveita, amigo! Deixe passar esse período de prostração. E Tudinho, desgostoso, retrucou:
- Nada, amigo. Já estou morto! Sem Guelita, a piada já não tem graça. Passando os dias, meses, anos, e nada da mulherada fazer-lhe cortejo; percebeu que a mentira tem perna curta, que esse mulherio todo, estava remando contra a maré. Também, com 75 anos, a tração 4x4l ficava por conta da conta bancária. Resolveu ir pra guerra, fazer um estudo de campo. Em outras palavras, foi pra zona. Com muitos anos de casamento, perdeu a artimanha da sedução. Viu uma jovem, linda, sexy, muito apetitosa. Abriu a porta do carro pra moça, ela olhou desconfiada; perguntou como ela estava, do que gostava e se estava com fome. Levou-a para um restaurante cinco estrelas, e o prato escolhido era mais caro do que seu cachê, mas ele não sabia. Depois, foi a uma joalheria, comprou um anel com 19 pontos de diamantes, e juntamente com um ramalhete de rosas, ofertou para a moça. Ela ficou boquiaberta, sem acreditar no que acabara de testemunhar; um verdadeiro milagre. Conteve a alegria e falou:
- Meu senhor, não precisava. O senhor é muito gentil. Estou bestinha! Está pensando que sou uma mulher cara?
Ele meio sem graça, respondeu:
- Minha jovem, na minha idade, ou é cara, ou é coroa!