HQ - TEMAS DIVERSOS - PARTE II

AMIGO (engole) Pouco crocante... Muito doce... Enjoativo... Adoro reclamar de novos petiscos no supermercado! // AMIGO: Que temperatura infernal! Upa! Eu não aguento! ELE: É verão: Por que não veste algo mais levre: O OUTRO (de cachecol e guarda-chuva) Eu adoro reclamar do calor. // AMIGO: Que absurdo! ELE: Qual o motivo do drama? O OUTRO: Esse relógio está com dois minutos de atraso (relógio 15:35h)! // CRIADA: Comprei uma revista de palavras cruzadas para o senhor! SONS em casa: Tlim-tlimm! Tlim-tlim! ELE: Estou aprendendo a tocar o meu agogô, Maria (ela foge, mãos nos ouvidos). // CRIADA (lendo horóscopo no jornal) "Dia favorável a longos passeios ao ar livre." SONS em casa: Tlim! Tlim! Tlim! Tlim! ELE (instrumento na mão) Vou aprender a tocar o meu novo instrumento, Maria (criada sai correndo em fuga)... // ELE (ante barraca do chaveiro, mudo) Você está com sorte, rapaz! Minha coleção de trevos de quatro folhas é muito interessante! Este eu achei em 1985 e blablablá, blablablá... // Casal de namorados se beijando na praça. ELE: Posso interromper: Hoje é o Dia Internacional do Beijo! Ouçam o meu discurso para a data... // ELE (ante homem, estátua viva, bola no pé) Chega de tédio, rapaz... Meu discurso para o Dia Nacional do Futebol está ótimo! // ELE (ante rapaz estátua viva, mudo) Experimente! Palavras cruzadas são um ótimo passatempo! // ELE (ante estátua viva, pose "o pensador", coloca-lhe jornal antigo na mão) A goleada do meu time foi manchete, em 1986! // ELE (caixas na mão) Boa noite, Maria. CRIADA: Eu conheço essa cara... Estou ocupada. Não posso olhar novamente a sua coleção de telefones e medalhas antigos. // ELE: Cansei de ficar o dia inteiro na frente da TV... (DONA MARLENE ao lado - param juntos ante vitrine da loja de tosa). // ELE: Está na hora de ralhar com o menino do 202. O pestinha sempre toca a campainha do meu apartamento e corre... (Silêncio, ele abre a porta e vê o garoto.) ELE (furioso): Raios! Tocou no vizinho hoje... // ELE (imaginativo, mudo, montado numa lanterna grande, voadora). CRIADA: Seu Urbano... Vai ficar o dia inteiro em casa olhando a sua coleção de lanternas? // ELE (imaginativo,sentado em poltrona sobre nuvens, contando para a criada, vassoura na mão) Já filmei as nuvens durante duas horas... // ELE (imaginativo, sentado sobre bola de palavras cruzada). DONA MARLENE: Seu Urbano... Bom dia. Que tal um cineminha? ELE (revista na mão) Estou muito ocupado. ELA: Vai ficar sentado nesse banco de praça o dia inteiro resolvendo as suas palavras cruzadas? (Entram no cinema - ao lado dela, na hora do filme, sentado, mesmo passatempo.) // ELE (imaginativo, sob a barraca de acampamento) O refresco fica bem gelado com a minha caixa térmica! CRIADA: Vai ficar muito tempo acampado no meio da sala? // ELE e amigo (saquinhos na mão (carro de pipocas passando) Chega! Estou cansado dessa rotina (novo petisco, milho passando)! // ELE (imaginativo, pescando algo pesado num rio - depois, mostrando para a criada) Fisquei uma toalha peixe em crochê, na área interna do prédio. // ELE (na poltrona) Tédio. Que silêncio... ZAP! ELE (super fantasia, capa vermelha) O supervizinho vai fazer uma vistoria no prédio. // ELE (na poltrona, som da casa do vizinho) "Olavinho! Você marcou o móvel da sala com o seu copo de refrigerante!" ELE (traje fantasia, capa vermelha) O supervizinho conhece uma dica ótima para tirar manchas! // ELE (pensando) Tédio! SONS da porta: Blim-blom! Blim-blom! Blim-blom! ELE: Oba! Adoro ralhar com os pestinhas que tocam a campainha para me perturbar? // ELE (traje de aeronauta, brincando) CRIADA: Seu Urbano... Vai ficar o dia inteiro em casa montando a sua estação espacial)? // ELE (pacote na mão) Maria... CRIADA: (usando aspirador de pó) Estou ocupada... Não posso olhar a sua coleção de embalagens de chocolate novamente. // ELE (na poltrona, roncando) ZZZZZ - CRIADA: Deve ser um sonho maravilhoso... ELE (sonho, roncando) Pastel e caldo de cana. // ELE (na poltrona, roncando) ZZZZZZ - (acorda) Tédio... (troca roupa) Vou estrear a minha nova capa plástica de chuva! // SONS em casa: Bum! Tabum! Bum! Bum! Tabum! Tabum! Bum! CRIADA (ouvidos 'inchados'): Vai ficar o dia inteiro em casa aprendendo a tocar o seu novo atabaque? // Super fila. ELE (imaginativo, traje vermelho, ensinando) Sabe quantos anos o ser humano passa, em média, nas filas de espera? AMIGO: Não, homem-almanaque.

FONTE:

"URBANO, O APOSENTADO", de A. SILVÉRIO - Rio, jornal O GLOBO.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 19/07/2020
Código do texto: T7010174
Classificação de conteúdo: seguro