DISPUTA POR HERANÇA

* Personagens desta história:

Sr. Germano ......... empresário

D. Hermínia ................. esposa

Adélia .................... governanta

Lúcia, Lélia e Luan .......... filhos

Adolfo .................. filho adotivo

Dr. Holmes ............... advogado

   A campanhia tocou e Adélia foi atender, era Dr. Holmes, um advogado experiente e amigo da família, que chegava para conversar com d. Hermínia, a pedido seu, a respeito da herança deixada pelo falecido marido, Sr. Germano, que deixara este mundo há precisamente dez dias. Ainda aparentemente inconformada com o trágico desaparecimento do esposo queria deixar tudo em ordem no campo financeiro, pois pretendia viajar para a Europa por não mais suportar tanta confusão com a partilha dos bens entre os quatro filhos que já disputavam essa ou aquela propriedade. Dr. Holmes dirigiu-se até a biblioteca acompanhado por d. Hermínia para iniciarem a conversa, eram pouco mais de três da tarde. Alguns minutos depois Adélia, governanta de muita confiança, foi solicitada para servir um cafezinho com biscoitos aos dois, que estavam às voltas com alguns papéis e documentos e não queriam ser incomodados.

   Do seu quarto Lúcia percebeu a chegada do advogado e a pretexto de pegar um livro adentrou a biblioteca sem pedir licença, indo até um dos corredores e pegado um livro qualquer. A mãe a olhou com certa ira, após fazer uma pausa no diálogo com Dr. Holmes e esperou a filha sair para enfim trancar a porta. A moça foi até o quarto do irmão Luan, esboçou um sorriso sem graça e deu a entender que a mãe estava de papo com o advogado.

   Num dos quartos da mansão, próximo da cozinha, estava Adolfo, filho adotivo do Sr. Germano, que o trouxera para sua convivência quando era ainda um pirralha, com mais ou menos dois anos, hoje ele beira a casa dos vinte. É o mais dedicado dos filhos e está sempre envolvido com livros e estudando até altas horas da noite, tinha pretensão de se formar em agricultura para tomar conta da propriedade rural do pai, mas com sua morte prematura viu seus planos começarem a ir por água abaixo, já que não tinha apoio de nenhum dos irmãos, exceto Lélia, essa nem era carne e nem era peixe. Estivera ali esse tempo todo por determinação do Sr. Germano, que o adotou com imenso carinho, mesmo tendo a sua pele mais escura, mas agora já se sente como um intruso, pois nem a sua mãe adotiva o considera como filho por suspeitar de uma possível traição do marido, deixou o tempo passar e permitiu que ele ali vivesse.

   Voltando um pouco no tempo, numa bela manhã,  o Sr. Germano se prepara para vistoriar uma de suas empresas do ramo rural, grandes vendedoras de máquinas e equipamentos rurais, possuindo mais de mil empregados. O seu motorista já o aguarda com o carro estacionado no pátio da mansão. Sai chateado com sua mulher que pretendia viajar ao exterior com amigas e ele não liberara grana para isso. Já não se davam bem no conturbado relacionamento de vinte anos, no começo foi tudo uma maravilha, mas a mulher se revelou uma grande gastadeira de dinheiro em viagens e festas, o que não lhe agradava muito. Após ele sair d. Hermínia ligou para o advogado, Dr. Holmes, para que viesse imediatamente, no que foi atendida, ele sempre lhe fazia os gostos, há anos que ele advoga para a família, só que não goza muito do prestígio do Sr. Germano, que desconfia de um caso entre os dois, mas sem provas nada pode fazer. Quando o Dr. Holmes chegou foi direto para a biblioteca em companhia da antiga cliente. De lá fez uma breve ligação avisando para alguém que o Sr. Germano havia saído em direção a uma de suas empresas.

   À tarde, depois de almoçar em um restaurante da cidade, se dirigiu para casa. No caminho tinha que passar por uma estrada onde existia um precipício. Justamente nesse local perigoso se deparou com um caminhão baú que começou a seguí-lo de perto e em dado momento o motorista jogou o pesado veículo sobre o automóvel do empresário, que desgovernou-se e caiu no precipício, morrendo ele e o motorista. A notícia chegou logo depois ao conhecimento da esposa que apresentou um quadro de tristeza junto com o advogado, que na mansão se encontrava desde a manhã, onde também almoçou.

   Com o passar dos dias, após o sepultamento do Sr. Germano, os filhos passaram a administrar as empresas e a disputarem a herança para que cada um seguisse o seu caminho. Já estamos então no tempo atual e a viúva, apesar do pouquíssimo tempo de viuvez, nem lembra mais do falecido, sua preocupação agora é fazer uma viagem pelo mundo começando pela Europa. Advinhem quem vai com ela! O seu advogado, Dr. Holmes, deixando os filhos para resolverem todos os problemas das empresas e ordenando que "dessem um jeito" em Adolfo, a quem tratava como "negro bastardo".

Adolfo já não se sentia à vontade quando o pai adotivo era vivo e agora a situação dele piorou, foi "convidado" a morar em outro local, uma casinha simples nos arredores da cidade. Não conseguiu terminar a faculdade e teve que trancar para sair em busca de um emprego, já que a vaga garantida pelo seu pai não estava mais disponível. Lúcia e Luan ficaram gerenciando uma empresa cada um, enquanto Lélia, por se mostrar simpática ao irmão negro, ficou relegada a segundo plano, mas mesmo assim o ajudava às escondidas.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 27/06/2020
Código do texto: T6989565
Classificação de conteúdo: seguro