O fantástico Alcebíades

Alcebíades era bom com os dados. Um hábito incomum para um jovem naquela época, onde as diversões tecnológicas eram as mais variadas possíveis e que não davam mais espaços para jogos tradicionais como o dado. Quem - a não ser dentro de cassinos clandestinos - ficava lançando dados em um bom pedaço do dia? Alcebíades ficava.

    Ele lançava dados e jogava, com ele mesmo, um jogo de adivinhação: antes de cada lançamento, ele dizia em voz alta um número entre 2 a 12 e, após, lançava os dados pretos com os pontos brancos em cada face indicando um número e de acrílico que comprou em uma feira de rua. O aproveitamento do jovem Alcebíades era ótimo, pois, de cada 7 lançamentos, ele acertava o resultado de 5. Apenas por duas vezes, teve a oportunidade de acertar 7 em 7. Alcebíades era fantástico!

    Os dados de Alcebíades não eram viciados. O seu aproveitamento era praticamente o mesmo independentemente do dado que estivesse em suas mãos. A questão toda era com o próprio Alcebíades: são essas pessoas que nascem com habilidades acima do comum dentro de alguma prática. Alguns são excelentes em esporte, arte, culinária, diferenciando-se dos demais. Alcebíades era muito acima da média em descobrir qual o número que seria o resultado de um lançamento de dados. Uma espécie de vidência.

    Quando se é excelente em alguma prática as notícias correm, mesmo que esta prática não seja tão popular. Um homem, que o mundo das apostas conhecia como Carlão, foi até a casa de Alcebíades porque teve notícia de seu talento em acessar o futuro dos dados antes que eles fossem lançados.

    Carlão vinha com uma proposta de um futuro bem diferente daquele presente vivido por Alcebíades com pouco conforto, comida e bens materiais; Alcebíades era um talentoso com a aleatoriedade dos dados, mas, sem a capacidade de acessar a essência do Destino e alterar a sua realidade em fortuna. Assim disse Carlão: "Venha comigo para a cidade. Não se preocupe com roupa, moradia ou comida. Preocupe-se apenas em jogar dados e acertar o máximo possível. Serás muito bem recompensado, não tenha dúvida disso".

    As mesas forradas com tecidos verdes, pretos e vermelhos de cassinos clandestinos por este país afora, passaram a fazer parte de suas noites, de quase todas as noites dentro de uma semana porque o mundo do jogo proibido, que brinca com a sorte e movimenta muito dinheiro, não para. Alcebíades descobriu que não era bom com os dados apenas. Alcebíades tinha uma relação especial com os números. Disse em uma ocasião, anos mais tarde, a uma das tantas mulheres que teve a oportunidade de conhecer dentro do ambiente do jogo, e que com ela travou as coisas do amor, que era capaz de sentir os números:

    - Como assim você sente os números meu amor?

    - Eu não sei dizer ao certo querida... Sabe... é como se cada um deles pedisse atenção minha a cada jogada. E eu, como um pai que possui muitos filhos e filhas, dou a minha atenção, o meu carinho, a cada um deles no momento em que cada um solicita, para que não se tenha briga entre irmãos, para que não haja ciume, para que não exista a inveja.

São José, 23 de junho de 2020

Cleber Caetano Maranhão