A OUSADIA DA MATURIDADE

O tempo só transformou o seu jeito de ousar, sua maneira sobre a vida que às vezes incomodava algumas pessoas, a via como revoltada ou mal criada.

Teve uma infância recatada e muitas coisas na sua vida não aconteceram, foram podadas, seja por condições financeiras ou por alguns medos de sua mãe, que era uma pessoa exageradamente retraída devido à educação que teve.

Jade Romanny seguiu as regras, mas não deixou de ser ousada ao seu modo e a cada provocação que lhe era oportuna. Sempre com palavras críticas e atitudes ousadas, gostava do desafio, para ela era o impulsionar da vida.

Ela não se casou achava bobagens casamentos, filhos, então. Dizia que não via vantagens nenhuma em tê-los, apesar dos pais dela considerarem uma boa filha.

Jade era a primeira filha dos sete irmãos que não crescera, pois faleceram quando ainda eram recém-nascidos, exceto a terceira irmã, da qual ela se orgulhava e dava graças a Deus porque tinha ficado sua irmã Jasminy.

Jasminy era calma, pouco falante e mais observadora. Apaixonava-se por quem lhe dava mais atenção. Estava sempre apaixonada pela pessoa errada e daí vinha o sofrimento, como todos já conhecem estes delírios de coração.

Jade não, ela era mais falante, estava sempre fazendo amizades, não estava nem ai para o que os outros pensavam sobre ela. Cultivava algumas amizades, mas era áspera e provocativa, dizia que era para testar se a amizade era verdadeira ou não, e assim com esse jeito meigo e às vezes brusco cultivava amizades verdadeiras, quem não a aceitava assim, saía logo do caminho dela.

Apesar de sonhar com grandes realizações, só conseguiu fazer o curso superior aos quase quarenta anos, nem tinha o dinheiro completo para pagar as mensalidades direito, mas enfrentou o desafio e entrou em acordo com Jasminy que tinha um salário maior e as duas entraram na universidade.

Comeram o pão que o diabo amassou com dificuldades, tempos para os estudos, mas se formaram.

Jade Romanny agora queria sair daquele balcão, trabalhava muito e ganhava pouco demais. Pediu que o patrão a demitisse, claro, que ele recusou, afinal havia alguns anos que trabalhava com ele e não queria pagar seus direitos trabalhistas e nem perder a funcionaria da sua inteira confiança. Foi complicado, o patrão virou a cara e deixou de conversar com ela. Ele comentava com a clientela que não ia demiti-la, logo os clientes avisavam para Jade e diziam-lhe: _ não peça demissão, não é justo.

Quando ela percebeu que estava havendo opressão para que ela pedisse demissão, teve a ideia de atender os clientes bem como sempre fazia, mas o restante do serviço da loja deixava a desejar, para forçar uma demissão. Assim o fez, mas continuava difícil.

Um dia uma cliente lhe perguntou: _Você não vai sair daqui Jade, para trabalhar em sua área?

_ Se não me demitirem, trabalho aqui durante o dia e ministro aulas a noite._ Retrucou.

Ela estava com férias vencidas, então, saiu de férias e quando voltou foi demitida. Saiu da loja saltitando de alegria.

E como a vida não é fácil para todos... Ela foi batalhar para trabalhar no que tinha se formado. Conseguiu entrar em uma escola pública enfrentando mais um desafio dos colegas professores e dos alunos. Que alunos!... Maus educados, agressivos e desafiadores insuportáveis. Muitas vezes Jade recebia ameaças por partes deles. Alguns colegas lhe acompanhavam até sua casa porque a algum aluno a tinha ameaçado.

Mas ela não desistiu e seguiu em frente até se estabelecer na profissão.

Jade sempre foi decidida no que pretendia e gostava de enfrentar desafios.

Conheceu o amor da sua vida aos quarenta anos pela internet. Sentiu medo de conhecê-lo, mas aceitou o desafio em um lugar público, claro.

Ela diz que foi amor à primeira vista.

_Não estava no meus planos, jamais imaginaria amar aquele senhor, vinte anos mais velhos do que eu. _Mas amei!

Foram três anos de amor e paixão, de idas e vindas.

Enfim surge a inspiração de escrever poesias, a maneira que Jade encontrou para esquecer aquele amor desafiador e avassalador.

Oscar era um encanto de pessoa, amor que toda mulher queria, mas ele queria várias mulheres. Não se apaixonava por nenhuma.

Depois de três anos de tentativas, Jade resolveu colocá-lo só em seus poemas.

Foram centenas escritos e em cada um deles estava a emoção de amar Oscar.

Jade dedicou-se profundamente até que publicou seu primeiro livro.

Ela diz: _ A ousadia não tem idade quando não sentimos medo do desafio.

Marlene Rayo de Sol
Enviado por Marlene Rayo de Sol em 23/06/2020
Reeditado em 23/06/2020
Código do texto: T6985849
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.