padre Humberto capitulo 117
rebu ontem na reunião, que eu tive que suar a camisa para por ordem no recinto.
__Mas o que o meu amor de padre fez para criar esse tumulto todo pai. __O seu queridinho fez uma exigência para ser candidato. __Que exigência papai.
__Ele quer que todos os vereadores quando eleito dói parte do seu salário para ajudar a cidade a crescer e isso bateu de frente com os mortos de fome dos edis.
Ai foi marcado uma nova reunião para discutirem o problema que Humberto criou, e no dia. Humberto apareceu na reunião, mas chegaram com três homens a tiracolo, todos os três estavam muitos bem vestidos, de terno e gravata.
Humberto sentou-se na mesa de reunião e os três homens logo mais atrás. E cada um começou a explicar que poderia até abrir mão de parte do pagamento, mas precisavam rediscutir o caso.
__Ai Humberto começou a dizer. Bem senhores nesta mesa nos temos o ilustre prefeito que também faz parte do nosso partido e o que eu vou falar ele ‘por favor’ me confirma ou desminta se for o caso. O salário do prefeito é hoje de 6.000,00 reais os salários dos senhores vereadores é oitenta por cento desse salário portanto é de 4.800,00 reais eu tenho ali naquelas cadeiras três salários diferentes, um recebe onde trabalha 1200,00 reais o outro recebe 600,00 reais e o ultimo é aposentado e recebe 136,00reais e eu gostaria que o cidadão que ganha o maior salário se levante e mostre seu holerite aos membro desta mesa (enquanto eles examinavam o holerite) Humberto continuou falando. Por favor, senhor Romeu me diga se o seu salário é muito ou é pouco.
__Bem não é muito nem pouco, pois me é o suficiente para eu viver, mas afirmo que com esse salário eu ajudo um filho que ganha pouco e vivemos bem. __O senhor tem carro senhor Romeu. __Tenho sim senhor não é zero, mas em bom estado de conservação.
__Ai Humberto pediu que o outro homem se levantasse e também fez as mesmas perguntas e a resposta veio em seguida o senhor Alfredo disse o meu salário é um pouco baixo só ganho 600,00reais.
E Humberto perguntou__ E esse salário da para viver senhor. __ Dá senhor, é um pouco apertado, mas eu vivo porque só tenho ele. __O senhor tem carro. __Tenho sim senhor.
__Pois bem senhores o terceiro homem eu não vou nem entrevistar, ele é aposentado e ganha 136,00reais e só sobrevive porque antes a Igreja o ajudava e agora ele é ajudado por uma fundação que eu criei assim que nós apercebamos que o padre da minha ordem, estavam se preparando para caçar a minha ordenança, eu não podia deixar os meus pobres sem ajuda, e se eu sair candidato e ganhar eu irei trabalhar só para o povo e todos que estiveres comigo, vão ter que vestir a mesma camisa, agora eu pergunto aos senhores se com a metade de seus vencimentos, que é de 2400,00reais não é o suficiente para viverem visto que alem desse salário, cada um dos senhores tem outras fontes de entrada de dinheiro. Eu estou falando inglês.
E o vereador Inácio falou. __Mas senhor Dr Humberto, existe uma lei que proíbe de rebaixar o salário, uma vês que já estamos ganhando essa quantia.
__Eu sei disso senhor Inácio, mas eu não estou rebaixando ninguém, esse dinheiro será ofertado como doação, é claro que se o vereador mesmo falando que vai fazer a doação, para junto comigo ganhar as eleições e depois pular para trás, ele não sofrera nenhuma represália, pois eu não estou obrigando a ninguém fazer isso, mas como eu o considero isso uma traição e é claro que darei um jeito para que o povo que votaram nele irão saber desse fato.
Porque isto eu estou pedindo para os políticos que estão comigo, já aquele que for eleito de outro partido eu não posso cobrar que honrem esse pacto, hoje a prefeitura local tem quarenta por cento de sua folha de pagamento só na câmara municipal, outros vinte e cinco por cento é usado por primeiro e segundo escalão, o ultimo escalação que ganha entre 300,00 a 450,00reais leva mais dês por cento e outros vinte e cinco por cento quase não da para