PANDEMIA -PARTE III

1---Pergunta tipo "Você sabia?" - Morreram com a gripe espanhola, ao segundo ano,finzinho em 1919, Auguste RENNOIR e Guillaume APOLLINAIRE.

-----

2---Peste bubônica, morte de um terço da população italiana entre 1347 e 1350. Quarentena em Florença. As mulheres Pampinea, Fiammetta, Filomena, Emília, Lauretta, Neifile e Elisse, entre 28 e 18 anos de idade, num encontro na igreja, tramam isolamento no campo, longe do contágio. E a presença masculina? Aí, surgem três rapazes logo convidados para um grupo mais... alegre. Abandonado e arrumado palacete rural, a cada dia a escolha de rei ou rainha que num horário quente contasse uma novela (estória antes da tevê). --- Aqui, o livro "Decamerão", século XIV, sob o ponto de vista feminista e sob a pena masculina /ainda não tempo da esferográfica, do 'eu-penso-que-faço-e- não-aconteço.../, obra prima do escritor italiano GIOBANNI BOCCACCIO - 10 narradores, 100 novelas em 10 dias. Ih, estórias 'cabeludíssimas' sem censura alguma. Reflexões críticas sobre a posição humana no universo; fuga para o campo, não fuga alienante-alienada, formas diferentes, mas a necessidade de repensar um "mundo velho" que desmoronava - grupo social de dez pessoas com regras próprias, menor hierarquia rígida, muita democracia, aristocratas (elite, classe A) não indiferentes à dor do próximo. Ricos isolados em casa ou fora das muralhas da cidade: adega abastecida, diversão, danças, cantorias; pobres que esperem o 'milagre' das vacinas ainda inimagináveis. Solidariedade. Discutiu-se inclusive se legítimas, sob as leis escritas por homens, as severas punições ao adultério feminino?! --- Grande e "abençoada" epidemia! Grande e abençoada quarentena!

NOTA IMPORTANTE:

Outra obra de BOCCACCIO - "De mulieribus claris", biografia de 106 grandes personagens femininas da História, de Eva a Joana de Jerusalém.

FONTE

"A casa das sete mulheres", de BRUNO ASTUTO - Rio, revista ELA, 24/5/20.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 02/06/2020
Código do texto: T6965938
Classificação de conteúdo: seguro