padre Humberto capitulo 105
não seu namorado. Ais se levantaram e ele de fato foi rezar para se penitenciar-se.
O tempo ia passando e Humberto comunicou a sua família sobre os problemas e tanto o pai como o irmão lhe aconselhou para não repassar para os livros tudo o que a Igreja, arrecadava.
Humberto achou que aquilo não estava certo, mas o irmão o convenceu e ele tinha que se preparar para o pior e o jovem padre seguiu os conselho da família e começou a não marcar tudo e o dinheiro que sobrava ele ora depositava na conta de Angélica outra vês ele o colocava na conta de seu pai e o velho ia marcando para depois devolver ao filho.
E isso demorou mais um ano e o que esperavam aconteceu Humberto recebeu um oficio eclesiástico onde dizia frio e cru que o pároco da Igreja de Riacho Seco devia passar a paróquia para o padre Jairo e seguir para uma outra paróquia onde deveria ser o auxiliar do padre Getulio, um padre de mais de sessenta anos de idade.
O oficio chegou às dês horas e na mesma hora ele fez uma outra carta irrevogável da renuncia a batina e envelopando chamou um garoto que trabalhava de boy para ele e mandou por no correio com o endereço do vaticano.
Depois fez a contabilidade da Igreja e deixando as finanças só com respaldo normal de uma Igreja e o restante ele fez um cheque admistrativo de vinte e dois mil e mandou para o bispado em nome do Bispo, pensando consigo mesmo, quem vier aqui que trabalhe para fazer o que eu fiz.
Era uma quinta feira de tardezinha chegou o padre Jairo, não era um padre recém formado como ele o era, mas um padre de trinta e oito anos já sendo padre há alguns anos, foi muito bem recebido por Humberto, mas lhe disse: __Com sua permissão padre Jairo eu queria rezar a missa de domingo para poder me despedir do meu povo.
__Tudo bem padre Humberto pode rezar sua missa e já programe uma missa para a tarde assim a da tarde eu rezarei.
E assim ficou combinado e o padre Humberto o levou para mostrar aos livros o cofre a conta bancaria e na segunda feira eles iriam para o banco para mudar as assinaturas, depois eles saíram e foram para a rua onde ele mostrou a padaria e como a mesma funcionava e o armazém depois foi para a chácara e o padre anotando tudo ai voltaram e começaram a conversar sobre tudo e o padre Jairo era um padre até modesto e falou.
__Eu li o oficio que estão lhe tirando a paróquia padre Humberto e acho até uma safadeza, depois de tudo o que o senhor fez ser destituído, mas ordens foram feito para ser comprido e não discutido, mas mesmo não condenando o seu sistema o meu método é outro.
__Mas o senhor não vai fechar tudo o que eu abri em prol da comunidade.
__Não padre Humberto tudo o que foi criado, só mesmo se eu não puder manter porque o senhor sabe muda se o padre pode acontecer que diminua os fieis e também a arrecadação e sem dinheiro não dá para manter tudo o que você criou.
O sábado foi normal, ouve se as confições só padre Humberto atendeu o padre Jairo circulou na cidade em trajes civis, não queria entrar em demanda com o pároco que estava saindo, deixando tudo acontecer no seu devido momento ele estava alojado em um quarto do único hotel da cidade, um hotelzinho de três estrelas, domingo chegou e a Igreja ficou lotada como sempre ficava agora o padre Jairo já de batina fazia parte do altar, não como orador da missa, mas simples assistente, e ninguém ligou para a presença dele, pois ultimamente a Igreja estava recebendo muitos padres, a do padre Jairo passou desapercebida.
Até que próximo do Ofertório o padre Humberto interrompeu o para fazer o seu discurso, e começou assim. __meus fieis hoje eu peço o carinho e a sua melhor atenção para o meu discurso fez uma pausa e a Igreja se tornou um silencio obsoleto e o padre Jairo notou que nem criança emitia nenhum som.
E Humberto continuou muito e muitos anos ante de Cristo aparecer no mundo se adoravam uma grande infinidade de Deuses cada povo inventnão