A ameba
Foi num dia comum, um garoto indagou a mãe sobre uma palavra nova que ele tinha aprendido.
- Mãe, o que é amebíase?
- É uma doença causada pela ameba, um parasita.
E ficou o menino pensativo, ameba, amebíase, doença...
Dias depois queixou-se de dores intestinais, estava se sentindo horrível com aquela dor. Sua mãe o levou ao médico, que fez um exame e constatou que ele estava com nada mais e nada menos que amebíase. Sim, aquela doença da ameba! Quanta coincidência, há poucos dias havia perguntado o que era a dita doença, agora, está com ela.
O médico disse que a melhor forma para se tratar era com um remédio, seria bem mais rápido; sem o remédio a doença poderia evoluir e tomar uma proporção preocupante. A mãe, lógico, resolveu comprar o remédio, mas quando pôs para o filho tomar... Um escândalo! Ele não queria de jeito nenhum, a mãe não entendeu o motivo da recusa; ele nem quis dizer, apenas se negou a tomar o medicamento.
O que ela não sabia era que o menino comentou sobre o que estava se passando com ele para os amigos, falou também do bendito remédio e foi aí que tudo aconteceu, um amigo disse que ele não deveria tomar de forma alguma, pois aquilo lhe faria um grande mal. Falou várias para o menino, que acreditou e criou repulsa à medicação.
A mãe, preocupada com a situação, pois o garoto ainda sentia dor, e nada de querer tomar o remédio. Pediu muito para que contasse o motivo de se negar ao tratamento. Sentiu dó da mãezinha triste e contou, foi aí que clareou a mente confusa da mulher, que ficou besta ao saber que uma idéia tão errônea fez o menino temer algo que lhe faria bem.
A mãe, enfim, convenceu o garoto a tomar o fármaco, ficou bom em dois dias, mal nenhum o medicamento lhe fez, pelo contrário. Viu que as palavras ditas pelo "amigo" apenas o prejudicou e aprendeu a sempre procurar uma explicação para tudo que lhe for dito, para que nenhum pensamento errado o atrapalhasse mais.