REUNIÃO DE SENTIMENTOS

Por José Edilmar de Sousa

@umaprendizdapoesia

Reuniram-se para deliberar sobre a vida dos cidadãos. A reunião foi presidida pela Sra. Razão que iniciou informando a pauta e perguntando aos presentes sobre como fariam para conduzir melhor a história de cada cidadão.

O Sr. Medo pediu a palavra e disparou: _eu sei como fazer. Se eu estiver mais tempo no coração deles, eles não vão fazer besteira e nem tomar decisões erradas. Eu posso fazê-los parar ou correr, afinal eu tenho muito poder sobre eles.

Ao ouvir essas palavras, a Sra. Coragem falou_: calma aí, Sr. Medo. Não é assim que a banda toca. As pessoas param ou correm quando estou com elas. O Sr. pode até pressioná-las, mas sou eu que as levo a desistir ou persistir.

Opa! Opa! A Sra. Vontade, a Sra. Paixão e o Sr. Desejo que são irmãos, disseram:_ vocês estão esquecendo que as pessoas agem em função daquilo que têm paixão, vontade e desejo ou não fazem, se não nos tiverem.

Sr. Orgulho e a Sra. Arrogância, entram em cena e, entonam com altivez:_ vocês não sabem de nada! Ficam aí teimando sobre quem pode isso ou aquilo, mas deviam se convencer de que o que move as pessoas mesmo somos nós. Vamos parar com essa confusão!!! Nessa hora, a Sra. Tristeza e a Sra. Mágoa, ressentidas, dizem baixinho uma outra:_ E nós? Não decidimos nada, então é melhor nem falar.

A Sra. Raiva, ouvindo o Orgulho falhar altivamente e a Tristeza cochichar com a Mágoa, grita:_ deixem de falta de educação e deixe de ser besta, meu irmão Orgulho, pois as pessoas entram em ação mesmo quando estão comigo. Comigo, ninguém as segura, ou vocês nunca ouviram alguém dizer_ eu, com raiva, ninguém me segura!

Kkkkkk! Arrogância deu uma gargalhada, ironizando a audácia da Raiva.

A essa altura, a confusão já estava feita e a Razão, que presidia a reunião, teve que tomar providências e disse:- acho melhor, a gente parar com essa confusão, porque no fundo vocês sabem que eu não sou sentimento, mas sou eu que decido tudo. Nesse momento, começa a gritaria e os xingamentos, até que alguém que se manteve o tempo todo calado ouvindo a todos com atenção, pede licença e um minuto de atenção.

Era o Sr. Amor. Antes de começar a falar, ele acena com a mão, chamando seus filhos: Paciência, Generosidade, Solidariedade, Alegria, Empatia e Humildade e Gratidão. Então, com os seus filhos ao redor, falou calmamente:_ eu sei que todos têm sua força e querem se destacar, mas estão esquecendo de uma coisa: são as pessoas que decidem como agir. Estamos todos nelas, mas saímos e entramos a qualquer hora, de acordo com as escolhas delas.

Diante das palavras do Amor, o Medo pega na mão da Coragem e diz:_ o Amor está certo. Eu passo pelas pessoas e contribuo para elas fazerem ou deixarem de fazer alguma coisa, mas eu apenas passo e, se eu ficar sempre, elas não vão mais agir. Então, a Coragem precisa vir logo depois. E já que o Amor nos fez entender:_ gostaria que falasse também um de seus irmãos: o Perdão.

Perdão entra em cena e afirma:- tudo o que o Amor falou é verdade, mas, acho que agora, o melhor é acabar com essa confusão e deixar que as pessoas decidam quem de nós vai estar em cada decisão delas. Sem palavras, a Tristeza e a Mágoa se retiram e dizem que não há espaço para elas e quando estiverem nas pessoas, sempre precisarão de algum dos outros sentimentos para influenciar as decisões das pessoas. Raiva, Orgulho e Arrogância, preferiram não falar e apenas fizeram caras e bocas entre si.

Então, a Razão vendo que agora os sentimentos haviam se entendido, resolveu encerrar a reunião. E apenas perguntou se alguém ainda teria algo a falar. Educadamente, o Sr. Amor levantou a mão disse:_ que bom que resolvemos e por isso estou agradecido! Por isso, gostaria de encerrar chamando aqui minha irmã Gratidão e todos os meus irmãos: - gostaria de dizer que eu e toda a minha família amorosa, estaremos sempre à disposição para ajudar nas decisões das pessoas, mas em nome de nosso irmão Respeito, respeitaremos, quando não nos quiserem por perto. Afinal é normal, às vezes, isso acontecer.

Por fim, a Sra. Razão decide que deviam encerrar a reunião, mas antes queria dar uma sugestão:_ já que não sou sentimento, sugiro que as próximas reuniões dos sentimentos seja presidida pelo Amor, pois soube ouvir a todos com paciência, falou com sapiência e fez cada um pôr a mão na consciência. Cheguei à conclusão de que eu, Razão, também estou nas pessoas, mas nem sempre decido. Então acho melhor que todas as decisões sejam entregues ao amor, embora a gente continue influenciando-as em algum momento. E para finalizar, aplausos ao presidente dos sentimentos:_ VIVA O AMOR!!!

Um aprendiz da Poesia
Enviado por Um aprendiz da Poesia em 07/05/2020
Reeditado em 07/05/2020
Código do texto: T6940527
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.