PADRE hUMBERTO CAPITULO 80
fazia ele criou uma outra religião que era denominada de protestante, porque protestou.
Mas outras pessoas também como ele não aprovaram nem a bula papal e nem os protestos de Lutero e assim foram se criando outras e mais outras religiões que temos hoje.
Apesar de o Deus ser o mesmo sem nenhuma diferença. A irmandade de onde eu faço parte achou que eu estou pregando a religião erradamente, eu já penso que estou certo, mas não quero ser como Lutero.
Nem quero julgar ou ser julgado. Também a Cúria não esta me expulsando, mas acham eles, que eu ainda não aprendi bem como dirigir uma Igreja e então eles estão me afastando daqui, me mandando para uma outra paróquia, onde eu devo ser um auxiliar de um outro padre e com isso eu aprimorar meus conhecimentos.
Num primeiro pensamento eu diria que eu sou como uma caldeira onde solta o vapor que esta sobrando por um escape, se fecharmos esse escape à caldeira explode, e todos irão pensar que eu saio daqui e irei fundar uma nova religião e isso eu não quero, nós somos Católico e Católicos continuaremos a ser, sai um padre novato e até sem experiência e entra um padre já mais velho e com muita experiência e toca, todos vocês seriam muito mais bem tratado por ele.
Quanto a mim eu continuarei a ser padre até o término dessa missa. Ai ele fez uma pausa tomou um gole d”água e na Igreja ouve-se um grande murmúrio de pesar”.
Mas Humberto continuou a falar, hoje eu entrego a chave da Igreja e amanhã a da casa paroquial, mas digo sem medo de errar, troca-se o padre, mas a fé a Igreja os fieis continuam ser os mesmos, nos padres passamos mas a Igreja e os Fieis ficam, e desejo que façam para o padre Jairo o mesmo ou até mais do que fizeram para comigo e que Deus o abençoe a todos.
Ai retornou e distribuiu as santas hóstias à comunidade e que por ser despedidas todos queriam tomar de suas mãos ficando as Ministras sem ação e por isso a missa demorou, mais para acabar indo até quase as onze e meia.
Humberto fez o encerramento e apresentou o padre Jairo a todos, e como sempre fazia saiu e permaneceu a porta de a Igreja onde quase todos se despediram dele de mão pegada e tiveram dele sua benção.
Aquilo chegou comover o padre Jairo, que com seus pensamentos falou estão fazendo uma injustiça tirando esse padre de sua paróquia.
Mas saindo junto aos outros ele se recolheu nos seus aposentos no hotel, para se preparar para uma outra missa logo mais à tarde que o padre Humberto já havia comunicado a todos.
Assim que todos o saíram foi até a sacristia e trocou de roupa o tesoureiro lhe troce a coleta ele a mandou levar até a tesouraria, que ficava no terceiro andar de sua residência, ali ele contou o dinheiro fez o rateio aproximado com os das missas anteriores, fechou a contabilidade, o restante ele guardou em seu apartamento, só o rateio da Igreja deu quase três mil e quinhentos raiais, era uma boa coleta para uma missa já que se calculava que umas cinco mil pessoas assistiam a missa, e pensou isto não é roubo é fruto do meu trabalho e começou a arrumar suas coisas, nisso tocou se a campainha ele saiu na janela e viu que era o padre Jairo e gritou.__ Esta aberta pode entrar e subir terceiro andar.
__Padre Jairo chegou e disse: __ Humberto não tenha raiva de mim, eu fui enviado. Obedeço a ordens como você. __Sem problema padre Jairo ninguém tem raiva do senhor.
__Adorei seu sermão, eu não faria igual nem lendo. Humberto sorri. E diz. __ Foi bom que chegou agora, aqui tem a chave da Igreja levou ele na saleta da tesouraria e mostrou os resultados da esmola da Igreja.
E o padre Jairo se assustou! Quase quatro mil. __Sim senhor concordou padre Humberto. E também ali estão os viveres que os não perecíveis vão para o armazém, já os perecíveis são distribuídos na hora e agora ficam por sua conta.