LITERATURA rediviva, renascida?)

Textos eternos! A escrita nasceu há uns 5.000 anos... e a literatura surgiu um milênio depois, marco inicial a "Epopeia de Gilgamesh", descoberta em 1849 região de Nínive, Iraque, acredita-se que escrita em 2.100 a. C. A partir daí, a Humanidade criou textos que se eternizaram 'além fronteira', narrando guerra e paz - Bíblia e Corão. Houve também os que não escreveram uma só linha, porém até hoje inspiram milhares de textos - Buda, Sócrates, Jesus, Confúcio e outros.

- - - - -

Em "Bom sucesso", em Bonsucesso, e que foi de fato um bom sucesso televisivo. Sem caráter de didatismo, boa audiência para o horário intermediário das 19 horas (nem água com açúcar nem lágrimas salgadas e inquisidoras), um novelão de boa trama /lúdica, leve, divertida, amena, puro entretenimento, embora com inspiração no pesado e depressivo tema da morte/ e grande literatura, nem todas as vezes 'apenas' biblioteca de cenário, quando o veterano FAGUNDES (com a força na 'pele' de um patriarca tradicional + a fragilidade trazida por uma doença terminal, maior parte do tempo usando bengala ou sobre uma cadeira de rodas) dizia para a bonita, simpática e doce GRAZI pegar determinado livro. Impacto enorme. Dois personagens de mundos sociais distantes, diferentes, quase opostos, o poderoso editor e a costureira pobre, encantados com a mesma paixão por livros, clássicos da literatura mundial de distantes geografias e épocas ou de autores quase desconhecidos, união proximal e emocional de AMADO, KAFKA, CECÍLIA, ALENCAR, ROSTAND, MACHADO, ALEICHEM... e milhares de OUTROS, retratando conflitos, dúvidas, amor, nunca censura e sim respeito a um possível e angustiante triângulo amoroso, até mesmo na vida real dos personagens, homem ou mulher, coração partilhado-compartilhado. --- De repente, na telinha, não mais as figuras concretas dos protagonistas Paloma e Alberto, e sIm os imaginários Roxana e Cyrano, em trajes franceses do século XVII. Importante o mesmo ideal: menina Sofia, "neta" de Fagundes, é a expressão máxima, palavra grega que literalmente significa sabedoria e, ainda que muitíssimo menor na casa de subúrbio, desta biblioteca 'nasceram' os nomes de Alice, Gabriela e Peter. --- Estória promoveu o amor pela leitura e fez vendas de livros, em especial os citados na trama, subirem cerca de 15% nas vendas......... e foram requentes as consultas a bibliotecas reais. / Hora sagrada para ARTUR: não o chamassem para nada na hora desta novela!

--------------------------------

NOTA DO AUTOR:

Obras e autores: "Alice no país das maravilhas", de Lewis CARROLL (1831/1898) - "Gabriela, cravo e canela", Jorge AMADO (1912/2001) - "Peter Pan", de J. M. BARRIE (1860/1937).

FONTES:

"Um oásis de delicadeza", coluna de ARTUR XÉXEO - "Na novela, a literatura real surge de uma biblioteca cenográfica", artigo de LUIZA BARROS - "Faz diferença" - Rio, jornal O GLOBO, 11 e 25/8/19 e 1/2/20.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 12/04/2020
Código do texto: T6915177
Classificação de conteúdo: seguro