JESUS FÍSICO - PARTE II

Verdadeiros ou falsos religiosos da moda espantados com a MANGUEIRA anunciando e mostrando com respeito as várias faces de CRISTO (ninguém, desfilou fantasiado de 'refri' norte-americano marrom)... --- Fé ou liberdade de expressão? Nada de blasfêmia porque o CRISTO (carioca. brasileiro, todos...) é para nós, civilizados partidários do amor, tão somente o sofredor perseguido/explorado - índio, negro, mulher vítima do feminicídio. Muito simples: CRISTO, associado às dores dos oprimidos do mundo. - Foi apenas uma releitura brincalhona da vida dele, em aspectos diferenciados, na atualidades novos messias médio-orientais. Abaixo-assinados, ameaça de processo contra a clássica "verde-e-rosa"... porém apoio na liberdade constitucional. Venceu a opinião pública. - Imagem do mito? Europeia. Renascentista. E ao longo dos séculos, variando um pouco o cenário e talvez o figurino, sempre um JESUS branco, longos cabelos lisos, olhos azuis - na Bíblia, nenhuma pista ou dica, artistas pintaram-desenharam-esculpiram sob as asas da imaginação. De LEONARDO DA VINCI, "Salvator Mundi", obra arrecadada por US$ 450 milhões em 2017. A imagem universalizada deixa mais da metade da população mundial sem uma verdadeira identificação e este modelo idealizado serviu de espelho para crenças-padrões-ideias de variadas culturas. --- Seria de fato moreno como os demais conterrâneos? Muitos embates entre a arte (hoje desgraçadamente perseguida) e ELE: "Jesus Cristo Superstar" (ópera, 1970), "A vida de Brian" (sátira, 1979), "A última tentação de Cristo" (1988) e "A paixão de Cristo" (2004). --- Em "O auto da Compadecida", 1955, ARIANO SUASSUNA retrata um JESUS negro e o questionamento racista do personagem João Grilo: "...pensava que Jesus era menos queimado". Resposta: "Vim assim de propósito porque sabia que isso iria despertar comentários". Aparência como teste para o preconceito. --- Não só a aparência, mas o questionamento (ideia fixa de contendores!) sobre a sexualidade de JESUS, assunto descabido e sem base histórica. Importa é sempre ter estado ao lado dos oprimidos e injustiçados, como por exemplo os moradores de rua no desfile da honrosa, idolatrada e tradicional escola de samba. Esquecer o conservadorismo e fortalecer a defesa do índio, o movimento negro, o feminismo, a luta LGBT, buscando uma representatividade.

----------------------------------------

FONTE:

"As várias faces de Jesus", artigo de MARIA FORTUNA - Rio, jornal O GLOBO, 25/1/20.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 21/03/2020
Código do texto: T6893037
Classificação de conteúdo: seguro