JOÃO E MARIA - PARTE III

1---CINEMA - "Maria e João - O conto das bruxas" (Gretel und Hansel), States, 2020 - terror, fantasia, suspense - revitalização da estória.

2---Terror psicológico, fotografia arrebatadora. Nem sempre imediatismo de contos de fada e literatura infantil, podendo ser o gênero do horror, historicamente em tempos de fome, época da narrativa escrita. Famoso conto "João e Maria", dos Irmãos Grimm, ilustra a dureza da Idade Média, guerras, 'eterna' escassez de fome e amplo assassinato de crianças: "Menos uma boca!" --- Filme parte desse contexto sombrio, estória de uma garota /agora com poderes sobrenaturais premonitórios/ que leva irmão menor ao bosque escuro, floresta sombria, em busca desesperada de comida e trabalho. Força das mulheres? Encontram no bosque uma misteriosa mulher......... O feminismo é premiado com fotografia arrebatadora e ritmo contemplativo.

3---Diretor OSGOOD PERKINS (filho de ANTHONY PERKINS, lembram dele no eternizado "Psicose", States, 1960?) segue nas diretrizes do terror psicológico de ROMAN POLANSKI, diretor polonês, e no visual de MIA FARROW ("O bebê de Rosemary", ícone do terror - ambiguidade na 'ideia do diabo' - nada sobrenatural ou pesadelo: de fato, vizinhos intrometidos, paranoia ou depressão pós-parto?), States, 1968. --- Manchas negras em "O bebê........." (imagem negada ao espectador - bastou o olhar espantado da mãe: mostrar a criança "teria sido um grande erro", segundo Polanski). Filmado na portaria do edifício Dakota, Nova York, onde John Lennon foi assassinado, e o britânico Aleister Crowley (1875/1947), ocultista, mágico, poeta, pintor, novelista, fizera rituais no início do século XX.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 24/02/2020
Código do texto: T6873524
Classificação de conteúdo: seguro