padre Hmberto capitulo 49

logo de manha o cabo e dois soldado vieram para dar segurança e respeito na urna.

Ai chegou o domingo e sua mãe levantou-se cedo acordou a filha e já deceu para a Igreja para pegar o melhor julgar se possível quando o sacristão veio abrir a Igreja a mãe do padre já estava circulando por ali às sete e meia à mesma já estava lotada, e hoje mais ainda por causa do sorteio, os sem terras iam chegando e depositando seus nomes na urna guardada pelo cabo e dois soldados, e Humberto entrou com seus parâmetros e deu o inicio na santa missa, mas antes de dar o inicio ele correu os olhos por toda a Igreja, e duas personalidades, lhe chamou sua atenção na primeira fila estava sua mãe e irmã, e lá no fim da Igreja estava o senhor Franco com seus dois filhos, a missa transcorreu normal, na hora do discurso, o padre começou assim, meus irmãos e irmãs ninguém neste mundo pode dizer que tem tudo, porque não é verdade, quando uns dizem que tem tudo, e lhe perguntamos o que ele tem, ele vai nos dizer que tem dinheiro, sou rico e meu visinho é pobre, tudo bem se dinheiro é tudo eu pergunto será que Um homem rico é feliz, dorme sossegado, ou ele é infeliz, porque vive preocupado, se alguém não o esta lhe roubando ele fala que esta protegido, porque tem meia dúzia de segurança, a sua volta, mas será que ele dorme sossegado, ou passa noite em claro com medo dos próprios seguranças atentarem contra sua vida, ou seu dinheiro pôr isso nós devemos nos dar a mão, como fez o ilustríssimo senhor Dr. Franco, que não tendo interesse em fazer agricultura, em suas terras e a mesma entraria para um processo de reforma agrária, onde ele iria receber os valores da benfeitoria, que executou na propriedade, mas disse me, que esse dinheiro não lhe era importante, e prefere ficar com a parte onde esta as benfeitoria, e já doou o resto, para ser dividido aos sem terras, e antes que todos o viam ele como um cidadão ruim, hoje ele é visto como um bem feitor da cidade, tendo o respeito de toda a comunidade e pôr isso eu peço uma salva de palma ao nosso bem feitor Dr. Franco.

Foi uma salva de palmas que durou quase cinco minutos, o Dr. Vicente que estava reunido com mais alguns vereadores resmungou, __Esse padre é demais, não só conseguiu as terras rapidamente, como ainda fez dobrar a coluna cervical, do então intransigente fazendeiro.

E o padre continuava, com seu discurso, veja bem, nos meus tempos de crianças, eu tive que ler uma lição escolar, que nunca mais me esqueci, era do leão e do ratinho.

Note bem uma vez um ratinho pequeno mal nutrido, tinha caído em uma ratoeira de gaiola, passava se ali um leão e vendo o pobrezinho ali aniquilado esperando seu fim, se pós a ajuda-ló e lhe abriu a portinhola.

O ratinho saiu e agradeceu dizendo obrigado senhor leão, um dia ainda eu lhe retribuirei este favor. O leão todo imponente, por ser ele o rei da floresta, respondeu, não tem de que ratinho, mas nunca ira me retribuir, pois eu sou o rei da floresta, e a tudo eu posso e também sou muito forte com a minha força eu posso matar um búfalo, para o meu almoço e cada um saiu para seu canto.

Passado um tempo o leão caiu também numa armadilha dessa que se usadas pôr caçador, para prender animais de grande porte que é levado para o circo e mesmo que o leão lutasse com todas as forças não conseguia escapar das malhas que o prendiam, e o leão já estava vendo, que seria impossível sair dali, e olha quem esta passando o ratinho que vendo seu amigo ali preso, foi ate as talas e começou a roer, e ate que os libertou por inteiro, e isso ficou bem claro que sempre um precisa do outro, e amizade e felicidade e amor não tem dinheiro que compre.

Ai ele voltou ao altar e terminou a missa, mas antes de se despedir dos fieis o padre disse, para todos que o sorteio devia ser na praça em frente da câmara municipal, e se retirou para a sacristia, sua mãe e irmã foi para a residência do padre, o pai dele já havia chegado com seu irmão, eles vieram buscar a senhora e a moça e por isso a senhora iria fazer a refeição ali na residência do padre Humberto, e já o padre foram para a câmara fazer o sorteio que

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 24/02/2020
Reeditado em 26/02/2020
Código do texto: T6873416
Classificação de conteúdo: seguro